Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de junho de 2023

5ª edição do Ninho Solidário oferece fertilização in vitro gratuita para casal com barreira financeira e que precisa de óvulos doados

A quinta edição do Ninho Solidário, braço social da rede de apoio "Nós Tentantes Projeto de Vida", iniciou as inscrições em junho, mês mundial de conscientização sobre a Infertilidade. A edição idealizada para casal que precisa de um gameta feminino, aceita inscrições por meio do site: www.nostentantesprojetodevida.com.br, até o dia 9 de julho. A iniciativa existe há quatro anos e tem parceria com a Igenomix Brasil e filiados da plataforma


Ao longo dos 45 anos, a evolução da ciência permitiu que a reprodução assistida crescesse. Embora seja cercada por avanços tecnológicos - mais de oito milhões de bebês nasceram por meio dessas técnicas - não faltam histórias por trás dos números. Quem conhece a dificuldade de lidar com testes de gravidez negativos, ansiedade e o desejo de ter os filhos nos braços, sabe o quanto a realização deste sonho pode transformar uma vida. 

É esse o objetivo do Ninho Solidário, braço social do “Nós Tentantes, Projeto de Vida”, única rede de apoio que oferece gratuitamente tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) para famílias tentantes que não têm condições de financiar este sonho no Brasil. O projeto é uma idealização do casal Karina Steiger e Pedro Corbetta, que após quatro anos de jornada contra a infertilidade, conseguiram gerar o Enrico por meio de ovodoação. Karina tinha 44 anos e a doadora anônima, 28 anos. A conquista fez emergir a vontade de ajudar mais pessoas a realizarem o sonho da maternidade/paternidade, surgindo assim o Ninho Solidário.

“Compartilhamos nossa história através de óvulos doados, com o propósito de jogar luz a todos os tratamentos de fertilização in vitro, para tornar leve a jornada do paciente. Com acolhimento e empatia, ajudamos as famílias inférteis que possuem uma barreira financeira para trazer seu bebê para casa”, explica Karina Steiger.  

“São casais que vivenciaram a saga de buscar o médico especialista e da clínica para fazer o tratamento, receber o diagnóstico de infertilidade, sentir medo durante a jornada e ter frustações com as tentativas não exitosas. O Ninho Solidário é uma forma não só de abraçar as pessoas tentantes, como também de ajudar, na prática, a ter um filho”, afirma a biomédica e geneticista Marcia Riboldi, VP Sales & Marketing Medical devices da Igenomix Brasil e Latam.


Inscrições para 5ª edição

Os casais que querem fazer fertilização in vitro por meio de óvulos doados (ovodoação) podem se inscrever no projeto de 22 de junho a 9 de julho de 2023 pelo site: www.nostentantesprojetodevida.com.br. O casal escolhido será contemplado com um tratamento de fertilização completo, realizado em parceria com a Clínica Feliccità, de Curitiba. Para essa edição, os parceiros são o Webank: Banco de óvulos da Argentina (lote de óvulos para a mulher receptora), Igenomix: Teste CGT (teste de contabilidade genética) e Jociane Catafesta: nutricionista. 

O anúncio do casal escolhido será feito no dia 27 de julho durante uma live nas redes sociais das empresas envolvidas. O teste CGT, a ser oferecido gratuitamente pela Igenomix ao casal vencedor, é um exame de compatibilidade genética. Ele ajuda a identificar o risco de ter um filho com uma doença genética ao dizer se os pais carregam uma ou mais mutações genéticas recessivas. Assim, o CGT indica se existe risco aumentado para o casal ter um bebê acometido pelas doenças genéticas mais frequentes. “Com esse exame, o objetivo é que a escolhida pelo Ninho Solidário para receber a ovodoação tenha a oportunidade de engravidar e ter um bebê saudável em casa”, ressalta Marcia Riboldi, da Igenomix.

“Todos os perfis de pacientes que possuem uma barreira financeira são contemplados, desde 2020, quando foi idealizado o Ninho Solidário. É para todas as formas de gerar amor”, destaca Karina Steiger. Por exemplo, na primeira edição, em 2020, foram contemplados casais que precisavam de ovodoação. Em 2021, casais com óvulos próprios se inscreveram. Em 2022, casais homoafetivos masculinos (barriga solidária) era o perfil desejado. Na 4ª edição, em março, casais homoafetivos femininos se inscreveram.


“Diferentes formas de gerar amor”

Karina Steiger explica que desde o surgimento do Ninho Solidário, o intuito foi sempre ampliar as formas de gerar amor. Juntamente com as clínicas de FIV, bancos de óvulos, de sêmen, Igenomix Brasil e os filiados na plataforma, o Ninho Solidário ajuda famílias tentantes, transformando dezenas de vidas. “Os tratamentos de fertilização são realizados, independente da configuração familiar que vai ser construída. O amor prevalece. Dissemos sim à ovorecepção com olhos de gratidão e geramos nosso maior amor, além do DNA. Ovodoação é esperança real para quem não possui mais qualidade reprodutiva”, diz Karina.


6ª edição do Ninho Solidário será para maternidade independente

Já está programada também a 6ª edição do Ninho Solidário. Ela ocorrerá em novembro para mulheres que precisam de uma amostra de sêmen para a realização da maternidade independente, outro sonho que deve ser levado em consideração. Afinal, reforça Karina Steiger, o foco é que crianças nasçam e sejam amadas. 


Sobre o Nós Tentantes, Projeto de Vida - Idealizado por Karina Steiger e o marido Pedro Corbetta, casal pioneiro no Brasil ao dizer sim à ovorecepção em rede nacional. Após quatro anos de jornada contra a infertilidade, aos 44 anos, Karina conseguiu gerar o Enrico, hoje com quatro anos, com a ajuda de 200 “titios de alma”, que financeiramente ajudaram o casal para a viagem da vida deles: Espanha.


Sobre a Igenomix – A Igenomix é um laboratório de biotecnologia que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de Doenças Genéticas parte do grupo Vitrolife. Juntamente com clínicas e médicos em todo o mundo, investiga como a medicina de precisão, por meio da genômica, pode salvar vidas. Atuante em mais de 80 países, conta com 25 laboratórios genéticos. Com quase 500 publicações científicas e seis patentes, é um importante produtor de ciência em saúde reprodutiva e genética.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados