Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Câncer de Pele é Mais Comum Que Você Imagina: Conheça os tipos, dicas para identificar o câncer e orientações do que fazer para prevenir


Em um episódio de um popular reality show, uma das celebridades do elenco, Khloé Kardashian, compartilhou detalhes sobre a cirurgia que se submeteu para remover um melanoma. Sem maquiagem ou filtro, ela exibiu a cicatriz do procedimento e destacou a seriedade da doença, afirmando que o melanoma é mortal e que seu caso foi mais sério do que esperava. 

O melanoma é considerado o tipo mais grave de câncer de pele, pois tem alto potencial de metástase, quando as células cancerígenas se espalham por outros órgãos. Esse tipo de câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, e na forma de manchas, pintas ou sinais. É mais comum em adultos brancos e a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. 

No caso de Khloé, o melanoma surgiu em seu rosto e ela esperou sete meses para realizar uma biópsia, apenas após perceber que a protuberância não desaparecia. É importante ficar atento a possíveis mudanças na pele, como manchas, pintas ou sinais que mudam de tamanho, cor ou forma, e procurar um dermatologista imediatamente se notar algo suspeito. 

A remoção do câncer de pele é geralmente feita por meio de cirurgia e, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros tratamentos, como radioterapia, quimioterapia, terapias-alvo ou imunoterapia, dependendo do tipo, estágio e localização do câncer. “É importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de evitar o câncer de pele, incluindo medidas como evitar a exposição excessiva ao sol, usar protetor solar diariamente, quando necessário vestir roupas que cubram a maior parte do corpo, usar chapéus e óculos de sol, e ficar atento a possíveis mudanças na pele.” destaca a médica especialista em dermatologia, Dra. Kelly Pico. 

O câncer de pele é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Existem vários tipos de câncer de pele, mas os mais comuns são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. 

O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele e geralmente afeta áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço e braços. É geralmente menos agressivo que outros tipos de câncer de pele e raramente se espalha para outras partes do corpo. 

Já o carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele e também é causado pela exposição ao sol. Ele geralmente aparece em áreas que recebem mais sol, como orelhas, face, pescoço, braços e mãos. Esse tipo de câncer pode se espalhar para outras partes do corpo, mas isso é raro se for diagnosticado e tratado precocemente. 

A Dra. Kelly Pico explica que o melanoma é o tipo mais perigoso de câncer de pele, pois tem maior potencial para se espalhar para outras partes do corpo e causar metástase. Embora represente apenas 4,5% dos casos de câncer de pele, o melanoma é responsável por quase metade das mortes por tumores cutâneos. Esse tipo de câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, e na forma de manchas, pintas ou sinais. 

A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer de pele. É importante ficar atento a quaisquer mudanças na pele, como manchas, pintas ou sinais que mudam de tamanho, cor ou forma. Além disso, é importante fazer exames de rotina com um especialista em  dermatologia e estar atento aos sinais de alerta, como a regra ABCDE. 

A regra ABCDE é uma maneira simples de avaliar uma lesão de pele suspeita. A letra A significa Assimetria, ou seja, uma metade do sinal é diferente da outra. A letra B significa Bordas irregulares, ou seja, o contorno é mal definido. A letra C significa Cor variável, ou seja, presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul). A letra D significa Diâmetro, ou seja, maior que 5 milímetros. E a letra E significa Evolução, ou seja, mudanças de tamanho, forma ou cor. 

O tratamento do câncer de pele pode envolver diferentes abordagens, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapias-alvo ou imunoterapia. O tipo de tratamento escolhido dependerá do tipo, estágio e localização do câncer, além de outros fatores, como a idade e a saúde geral do paciente. 

“É importante lembrar que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para combater o câncer de pele. Por isso, é essencial ficar atento aos sinais de alerta, fazer exames de rotina e adotar medidas preventivas para evitar a exposição excessiva ao sol. Se você notar alguma mudança na sua pele, não hesite em procurar um especialista em dermatologia, que poderá avaliar o problema e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.” Finaliza Dra. Kelly Pico.

 

Dra. Kelly Pico: CRM – 97978 - Especialista em dermatologia estética.
Com mais de 22 anos de experiência na medicina,
Kelly Pico é formada pela Faculdade de Medicina ABC 
Pós graduação em Medicina Estética e Medicina Preventiva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados