Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Dicas do Dr. Bactéria para as festas típicas


Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

Eita, alegria!

Toda festa junina ou julina é assim, colorida e animada, trazendo o melhor das tradições populares: quadrilhas e jogos divertidos, que valem prêmios, bingos, correio do amor, muita música boa, pra embalar o coração no arraiá e as famosas barraquinhas com comidas típicas. Tantas guloseimas saborosas que enchem os olhos e apetecem o paladar! Quem resiste?

Como estas festividades acontecem na época da colheita do milho, ele é o alimento coringa que se transforma nos doces, bolos e salgados, numa variedade incrível de formas e sabores. Pamonha, curau de milho verde, milho cozido assado, broa de fubá, canjica, cuscuz, pipoca. Além das receitas com milho, há outros cereais que completam essa fartura nas quermesses, como o arroz, amendoim e coco: arroz-doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, cocada, pé-de-moleque, sem falar nas bebidas que aquecem o corpo, dependendo da região, como o quentão, vinho quente, aluá.

“Imagine todos esses alimentos perecíveis, em ambientes onde circulam muitas pessoas pra lá e pra cá, e que ficam expostos por horas, às vezes sem refrigeração adequada e com a possibilidade de contaminação de todo tipo?”, questiona o Biomédico Roberto Figueiredo, o querido dr. Bactéria.



Cuidado com o que se come!

Nessas horas ninguém pensa que vai ser o escolhido para passar por esses desconfortos, afinal, tudo é tão atrativo e apetitoso! Para se livrar dos germes e bactérias tão indesejadas, aprenda com o Dr. Bactéria o que pode e o que não pode nas festas juninas.



Algumas dicas:

Aqui estão algumas dicas para aproveitar a festa e comer com segurança:

·         Higiene pessoal: antes de manusear qualquer alimento, lave bem as mãos com água e sabão. Isso evita a contaminação dos alimentos por bactérias ou vírus presentes em suas mãos. Entre uma comidinha e outra, use guardanapo e, se possível, higienize as mãos com álcool. Não compartilhe copos e talheres!

·         Cuidado com alimentos crus: fuja das maioneses caseiras e sobremesas que contenham ovos crus. Fique atento às carnes, que devem estar bem cozidas para eliminar microrganismos prejudiciais à saúde.

·         Tempo de exposição: evite consumir alimentos expostos em temperatura ambiente por longos períodos. Especialmente em dias mais quentes, isso favorece o crescimento de bactérias.

“Aproveite os quitutes típicos com consciência e tenha uma festa repleta de sabor, alegria e saúde”, deseja Dr. Bactéria!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados