67% dos consumidores online consideram o aplicativo fácil e confiável para fazer compras, mostra CX Trends 2023
No mundo acelerado dos negócios, a comunicação
instantânea tornou-se crucial para o sucesso de qualquer negócio. No Brasil, o
WhatsApp tem se tornado o protagonista quando o assunto é comunicação entre
empresas e clientes, especialmente para alavancar vendas e impulsionar o
crescimento de empreendimentos de todos os tamanhos. E é exatamente isso que
mostra o CX Trends 2023, levantamento realizado pela Octadesk em parceria com o
Opinion Box. O estudo descobriu que 61% dos consumidores online preferem
utilizar o canal para falar com as empresas durante uma compra e 67% confiam ou
confiam totalmente no app para fazer uma compra.
Para Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, a popularidade
e os recursos versáteis fazem com que o WhatsApp se torne cada vez mais uma
poderosa plataforma de interação. “As empresas conseguem enviar mensagens
personalizadas, oferecer recomendações com base nos interesses individuais e
estabelecer um relacionamento próximo com cada cliente. É uma forma eficaz de
fornecer informações detalhadas sobre produtos ou serviços e até mesmo oferecer
suporte pós-venda. Essa conexão cria um ambiente propício para a tomada de
decisão de compra”, comenta.
Ainda quando questionados sobre os meios mais
utilizados para receber promoções de marcas, o WhatsApp também foi destaque,
sendo o favorito de 38%, ficando atrás apenas do Instagram (59%) e E-mail
(42%). Lívia Lampert, Gerente de Marketing e Produtos da KingHost, exemplifica:
“Você pode aproveitar o canal para redirecionar o seu público para determinada
ação e ainda manter a audiência engajada com envio de códigos promocionais ou
landing page da campanha. A empresa pode promover campanhas mostrando
seus produtos ou serviços com mais detalhes, o que pode ajudar na conversão”.
Em um mundo cada vez mais conectado e orientado
pela tecnologia, o canal emerge como um canal-chave para os negócios,
oferecendo às empresas uma oportunidade única de se conectar e se envolver
diretamente com seus clientes. Ricco ainda destaca sobre a integração com os
bots. “Com o atendimento automatizado, os clientes recebem respostas rápidas,
oferecendo informações instantâneas sobre produtos, preços, disponibilidade e outras
dúvidas comuns. Além disso, após a finalização da compra, com o auxílio da
tecnologia é possível enviar mensagens de acompanhamento para garantir a
satisfação do cliente e fornecer suporte adicional, se necessário”.
Lívia afirma que o WhatsApp ajuda a construir
relacionamentos duradouros e aumenta as chances de recompra no futuro: “É
importante lembrar que a tecnologia está aqui para nos apoiar e ajudar a deixar
os processos mais eficientes e otimizados. Certifique-se de que haja sempre uma
opção para que os clientes possam entrar em contato com uma pessoa real caso
necessitem de suporte adicional ou tenham perguntas mais complexas”.
Metodologia
O estudo foi realizada pela Octadesk em parceria
com o Opinion Box, apoiadas pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e
Nextios, e ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e
de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é
de 2,1 pontos percentuais.
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