Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Não se deixe enganar pelas aparências: detectados malwares ocultos em aplicativos como Telegram

 • Uma versão modificada do aplicativo de mensagens Telegram foi considerada maliciosa pelos pesquisadores da Check Point Software

• O malware dentro do aplicativo malicioso pode inscrever a vítima em várias assinaturas pagas, realizar compras no aplicativo e roubar credenciais de login

 

A equipe de pesquisas Check Point Mobile Research da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, descobriu recentemente uma versão modificada do aplicativo Telegram Messenger para Android. O aplicativo malicioso foi detectado e bloqueado pela solução Check Point Harmony Mobile. Apesar de parecer inocente, esta versão modificada é incorporada com código malicioso vinculado ao trojan Triada. Este cavalo de Troia, o Triada, que foi detectado pela primeira vez em 2016, é um backdoor modular para Android que concede privilégios de administrador para baixar outro malware.

 

Versões modificadas de aplicativos móveis são muito comuns no mundo móvel. Esses aplicativos podem oferecer recursos e personalizações extras, preços reduzidos ou estar disponíveis em uma variedade maior de países em comparação com o aplicativo original. Sua oferta pode ser atraente o suficiente para atrair usuários ingênuos a instalá-los por meio de lojas de aplicativos externos não oficiais.

 

O risco de instalar versões modificadas vem do fato de que é impossível para o usuário saber quais alterações foram realmente feitas no código do aplicativo, ou seja, não se sabe qual código foi adicionado e se ele tem alguma intenção maliciosa.

 

Telegram 9.2.1 - Modificado com trojan Triada

 

O disfarce perfeito

O malware se disfarça como Telegram Messenger versão 9.2.1. Ele tem o mesmo nome de pacote (org[.]telegram[.]messenger) e o mesmo ícone do aplicativo Telegram original. Ao ser acionado, o usuário é apresentado à tela de autenticação do Telegram em que é solicitado inserir o número de telefone do dispositivo e a conceder permissões de telefone ao aplicativo.

 

Esse fluxo parece o processo de autenticação real do aplicativo Telegram Messenger original. O usuário não tem motivos para suspeitar que algo fora do comum esteja acontecendo no dispositivo.

 

 


 

 

 

 

 

 










   






 

O malware se disfarça como o aplicativo Telegram Messenger


Por trás das cenas

 

A análise estática dos aplicativos mostra que, ao iniciar o aplicativo, um código de malware é executado em segundo plano, disfarçado como um serviço interno de atualização de aplicativos.

 

O malware coleta informações do dispositivo, configura um canal de comunicação, baixa um arquivo de configuração e aguarda para receber a carga útil (payload) do servidor remoto.

 

Uma vez que a carga é descriptografada e iniciada, o Triada ganha privilégios de sistema, os quais permitem que ele se injete em outros processos e execute muitas ações maliciosas.

 

Pesquisas anteriores realizadas nas cargas úteis do Triada apresentaram as diversas habilidades maliciosas deste malware. Isso inclui inscrever o usuário em várias assinaturas pagas, realizar compras no aplicativo usando o SMS e o número de telefone do usuário, exibir anúncios (incluindo anúncios invisíveis executados em segundo plano) e roubar credenciais e dados de login e outras informações do usuário e do dispositivo.


 

Como proteger o dispositivo contra malwares

 

. Sempre baixe seus aplicativos de fontes confiáveis, sejam sites oficiais ou lojas e repositórios oficiais de aplicativos.

. Verifique quem é o autor e criador do aplicativo antes de fazer o download. Você pode ler comentários e reações de usuários anteriores antes de fazer o download.

. Atenção às permissões solicitadas pelo aplicativo instalado e se elas são realmente necessárias para a funcionalidade do aplicativo real.

 

O produto Check Point Harmony Mobile™ proporciona proteção completa e evita que malwares se infiltrem nos dispositivos, detectando e bloqueando o download de aplicativos maliciosos em tempo real. Além disso, o Check Point Harmony Mobile oferece uma ampla gama de recursos de segurança de rede; e garante que os dispositivos não sejam expostos a comprometimento com avaliações de risco em tempo real, detectando ataques, vulnerabilidades, alterações de configuração e rooting (nome dado a uma conta de usuário especial, ou super usuário ou administrador) e jailbreak (processo de exploração de falhas de um dispositivo) avançados.


 

blog da Check Point Software


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados