Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Como os pais podem manter seus filhos seguros em bate-papos online de jogos e mídias sociais

É importante que pais e responsáveis conversem sobre o compartilhamento de informações confidenciais e riscos de interagir com estranhos na internet, mesmo que pensem que conhecem e confiam na pessoa com quem estão falando


As férias escolares estão chegando e, com ela, cresce a preocupação dos pais sobre como entreter os seus filhos longe da escola. Com mais tempo livre, as crianças e adolescentes passam a estar mais na internet, especialmente nos jogos e redes sociais.

 

Pensando nisso, a Avast, uma marca de segurança cibernética para consumidor da Gen™ (NASDAQ: GEN), compartilha com pais e responsáveis algumas medidas de segurança importantes que devem tomar para manter os seus filhos seguros no universo online.

 

Como falar com seus filhos sobre segurança online?

 

Para os pais e responsáveis que cresceram com as primeiras interações da internet, as salas de bate-papo do UOL, Terra ou ICQ, podem ser uma boa comparação.

 

O principal objetivo de uma sala de bate-papo ao vivo é permitir que os usuários conversem online, em tempo real. As pessoas podem se comunicar umas com as outras, compartilhar informações via texto e interagir online. Muitas dessas funções não são supervisionadas pelos administradores e são realizadas por meio de mensagens privadas, o que pode ser perigoso.

 

Embora essas salas, na época, oferecessem apenas comunicação por texto (ainda não tínhamos mais tecnologia), havia diferentes espaços destinados a grupos para conversar sobre interesses específicos. Alguns deles eram para menores, enquanto outros eram específicos para adultos. E se você era jovem durante esses anos, pode se lembrar de participar de salas de bate-papo apropriadas para a idade e também de explorar outras, que definitivamente não eram para você.

 

Dicas para manter seus filhos seguros

 

Javier Rincón, Diretor Regional na América Latina da Avast, compartilha algumas dicas para que os pais e responsáveis possam manter os seus filhos seguros na internet:

 

1. Converse sobre as redes sociais. É hora de conversar sobre o compartilhamento de informações confidenciais e os riscos de interagir com estranhos online, mesmo que eles pensem que conhecem e confiam na pessoa com quem estão falando. Essas conversas podem ser estranhas, mas pense nelas como outra daquelas "conversas", que seu filho precisa para estar seguro no mundo.

 

2. Fale sobre senhas. Converse com seus filhos sobre como criar senhas fortes e aproveite para fazer uma redefinição de senhas em todas as contas principais dos seus filhos. Você pode até transformar essa tarefa em um jogo divertido, fazendo regras engraçadas sobre o que deve ser incluído.

 

3. Mantenha-se atualizado com o software de segurança mais recente. A Avast oferece antivírus avançado e recursos de privacidade anti-rastreamento que impedem o malware, bem como que cibercriminosos e anunciantes rastreiem a atividade online da sua família. O Avast Ultimate fornece um serviço completo para tudo o que você precisa para cuidar de todos os dispositivos de sua família em um serviço premium e fácil de usar.

 

4. Fale frequentemente sobre suas experiências onlineFaça um esforço para falar sobre suas experiências e educar os seus filhos sobre o que devem observar, pois os cibercriminosos ficam mais espertos e atacam de novas maneiras todos os dias. Devemos manter o diálogo aberto e seus filhos devem saber que podem vir até você com qualquer problema que possam ter. Também vale a pena discutir artigos de notícias relevantes ou acontecimentos nessas plataformas para iniciar a conversa. 

 

5. Incentive o tempo de tela em uma área comum da casa. Quando o seu filho estiver online, o ideal é que o computador que ele está acessando ou seu dispositivo esteja em uma área comum da casa, como a sala de estar ou a sala de jantar. Dessa forma, você pode ficar de olho em suas atividades e incentivá-los a não entrar em páginas ou conversas perigosas.

 

"O mundo digital tem suas próprias oportunidades e riscos potenciais. Mas, assim como em qualquer outra parte da vida, os pais e responsáveis podem dispor das ferramentas para orientar seus filhos e adolescentes na direção certa. Converse com eles sobre comunidades online, continue falando sobre cidadania digital e oriente-os para saídas mais produtivas", diz Javier Rincón.


Avast 

www.avast.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados