Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Retrospectiva: como lidar com os acontecimentos de 2022?

 Divulgação- Freepik
Especialistas explicam como funciona o processo de memória e dão algumas dicas para que a avaliação pessoal seja feita da melhor maneira

 

O ano de 2023 está próximo e a palavra retrospectiva começa a ficar mais frequente no dia a dia das pessoas. Muitos pensam em tudo o que passou e como foi o seu próprio desempenho. Mas onde essas memórias são guardadas? E quando a retrospectiva não é muito boa, como lidar com isso? 

De acordo com a neurologista do Instituto de Neurologia de Goiânia Louise Lobo, as memórias antigas são armazenadas numa área do cérebro chamada de hipocampo. Várias outras estruturas do órgão participam do processo de resgate de memórias, sejam elas visuais, olfativas ou emocionais. Essas estruturas do circuito ativam o hipocampo para resgatar as lembranças “explícitas”. 

A especialista conta que não é possível falar que as memórias são prejudiciais ou benéficas para o cérebro. Segundo ela, todas as lembranças antigas são armazenadas no mesmo local do cérebro, positivas ou negativas. A diferença é que o estado de humor da pessoa influencia diretamente os tipos de memória que serão lembradas. 

“É importante ter em mente que as memórias são profundamente influenciadas pelas emoções. A questão central é que as lembranças boas evocam boas emoções e as ruins evocam maus sentimentos. Reviver aquela memória pode ser bom ou não para a pessoa”, conta Louise. 

A neurologista conta que as memórias não são cópias exatas do que realmente aconteceu e que são mediadas pelo estado emocional do dia e pelo contexto. Louise afirma que nessa época do ano é comum que as pessoas pensem mais no que aconteceu e que é preciso ter em mente sempre o lado positivo. 

“É natural nessa fase do ano ficarmos mais reflexivos, fazendo uma retrospectiva dos acontecimentos e planejando mudanças. Se entendemos que não tivemos um bom ano, nossa mente deseja traçar outros caminhos para evitar que tenhamos o mesmo destino”, conta a especialista. 

A neurologista explica que quando uma nova informação chega, o cérebro decide se vai ou não armazenar e que o processo de memorizar e também de resgatar as lembranças é influenciado pelas emoções. Louise chama a atenção para que exista um controle do pensamento, pois em casos negativos eles podem ser relembrados de forma descontrolada causando reações desconfortáveis. 

“A ruminação é um processo em que o indivíduo fica lembrando, remoendo ou aumentando uma situação ou memória, que pode gerar angústia, dor no peito, insônia, perda do apetite. Quando isto toma essa proporção de gerar sofrimento, o tratamento multidisciplinar pode ser necessário, como acompanhamento psicológico e psiquiátrico”, explica Louise.


Dicas para uma boa avaliação
 

O psicólogo do Hospital Anchieta Fernando Machado explica que é preciso olhar com um autocuidado para as atividades realizadas no ano que se passou. De acordo com ele, o saldo pode ser positivo ou negativo a depender das atividades que cada um realizou. 

“A retrospectiva tem que ser avaliada e analisada com o olhar do possível e do alcançável. Não podemos nos cobrar por aquilo que não estava no nosso controle. Já sobre aquilo que realmente não conseguimos, é importante olhar com um olhar de auto amor, com autocompaixão, com menos cobrança também pelo não realizado” alerta o especialista. 

Fernando Machado destaca que é bom relembrar os momentos, mas o mais importante é viver o agora. “É importante entender que as lembranças passam e que os momentos existiram e que foram importantes. Mas também é preciso ter um crescimento e um amadurecimento pessoal para lidar com as memórias e poder senti-las. Outro ponto indispensável é aprender com os momentos que não foram tão bons e pensar no futuro para que as situações não se repitam”.


Metas para 2023
 

É comum que nos primeiros dias de um novo ano, as pessoas estabeleçam metas e sonhos para serem realizados no decorrer dos 365 dias. Mas o psicólogo destaca que, em alguns casos, isso pode gerar uma frustração caso algum ponto não seja realizado. O especialista explica qual a melhor forma de estabelecer objetivos para 2023.  

“Não coloque metas a longo prazo demais porque a vida é muito dinâmica e a todo momento está em mudança. A dica é fazer projetos a curto prazo, fazer o que você pode fazer hoje, fazer o que você vivencia no agora e não deixar coisas muito longas. Tarefas curtinhas do dia a dia podem trazer uma satisfação pessoal e também podem te motivar a fazer mais”, conclui o especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados