O mercado de pagamentos segue em constante evolução e está sempre em processo de inovação. Nos últimos anos, surgiram o Pix, as carteiras digitais e a possibilidade de uma jornada phygital, ou seja, com uma experiência híbrida entre online e offline. Em 2023, essas tendências devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades, além de novidades que prometem revolucionar e dar ainda mais força ao setor. Por isso, a Adyen, plataforma global de tecnologia financeira escolhida pelas empresas líderes, fez uma análise e listou as principais tendências da área para o próximo ano. Confira:
1- Fusão das experiências de
compra online e offline
O muro entre loja física e o ecommerce está cada vez menor e a propensão é que ele desapareça. Cada vez mais os varejistas devem oferecer aos clientes uma experiência phygital, mais conectadas, sem separações entre o digital e presencial.
Com o Comércio Unificado é possível que varejistas deem um passo além da omnicanalidade e ofereçam ao consumidor um conceito cada vez mais híbrido entre o virtual e loja física. Com o centro de pagamentos e estoques unificados, o lojista consegue oferecer uma experiência de compra completa. Isso permite, por exemplo, que um cliente compre um produto que não esteja disponível no momento direto na loja e o receba em casa ou retire em outra unidade. Sendo possível até mesmo adquirir algo no ecommerce e retirar ou trocar na loja.
Segundo o Relatório Varejo 2022, realizado pela
Adyen em parceria com a KPMG, o comércio híbrido é a principal tendência do
varejo. Aproximadamente 85% dos participantes disseram que buscam
estabelecimentos que ofereçam uma jornada de compra multicanal. O phygital deve
crescer ainda mais ao longo deste ano.
2- Crescimento das carteiras
digitais e QR Code
As e-wallets, ou carteiras digitais, chegaram para ficar. Com aplicativos, como Apple Pay ou Google Pay, os clientes podem fazer pagamentos com o celular. A praticidade dessa modalidade é o que mais chama atenção dos consumidores e vem deixando-a tão popular. Além dos QR Code, que começou a ser mais usado durante a pandemia e continua até hoje.
Segundo a PYMNTS, organização global especializada
em dados e insights sobre inovação em pagamentos e economia conectada, em 2023
mais de 4 bilhões de consumidores pagarão com carteiras digitais no mundo. A
estatística ganha destaque nas lojas físicas: 1,6 bilhão de clientes devem usar
essa modalidade nas compras presenciais, o que vai corresponder a 30% dos
recebimentos em estabelecimentos físicos.
3- Crescimento do Pix no
varejo
Lançado em 2020, o Pix é um meio de pagamento exclusivo do Brasil. A transferência gratuita e instantânea conquistou a população e já é o segundo método mais utilizado no ecommerce, perdendo apenas para os cartões de crédito, é o que diz estudo realizado pela consultoria Gmattos.
Ainda de acordo com a pesquisa, em julho deste ano,
78% das lojas analisadas ofereciam a opção de pagamento via Pix. Em 2021 esse
número era de 16,9%. Estima-se que a aceitação da transferência instantânea
deve chegar a 92% das lojas em 2023. Além disso, o Banco Central está
desenvolvendo novas modalidades de Pix, como: Pix Garantido, Pix Recorrente,
Pix Internacional, entre outros.
4- Buy Now Pay Later
Esse é um modelo de pagamento parcelado que deve ganhar bastante destaque em 2023 em diversos países do mundo. O conceito de Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois, em tradução livre) pode ser familiar para os brasileiros, afinal comprar de forma parcelada já é comum no país. Mas a modalidade leva modernidade e tecnologia para o famoso boleto de parcelamento.
O BNPL é ligeiramente diferente do tradicional
boleto parcelado do Brasil, pois ele traz a possibilidade de dividir compras
digitais e funciona como um financiamento, o consumidor paga sua compra por
meio de empréstimos. Geralmente, eles são intermediados por fintechs, que
disponibilizam o serviço e fazem o meio de campo entre loja virtual e cliente.
Usando tecnologia de Inteligência Artificial, a empresa financeira coleta dados
do cliente e leva o cadastro para aprovação. O empréstimo deve ser pago via
boleto em quantas vezes o consumidor escolher.
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