Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Mau hálito? Saiba como resolver este problema!

Um desconforto que dura o dia todo pode ser sinal de halitose

 

Alguns dos descuidos que podem levar ao mau hálito são: pouca ingestão diária e frequente  de líquidos, ter uma alimentação gordurosa, deficiência na escovação e não uso do fio dental. Quando o problema persiste e a pessoa não tem costume de visitar o dentista regularmente, é caminho certo para transformar a halitose em um péssimo cartão de visitas.

A Dra. Cláudia Gobor, cirurgiã dentista especialista neste problema, comenta que “o mau hálito prejudica a vida social, familiar e profissional das pessoas, levando a apresentarem uma tendência ao isolamento e distanciamento”. Segundo ela, a maior parte dos casos envolve problemas de origem bucal como o acúmulo de placa dentária, cárie, problemas na gengiva, próteses em más condições, falta de saliva e bactérias acumuladas na língua. As medidas básicas de higiene podem ajudar a combater ou evitar o problema, mas em alguns casos a origem desse desequilíbrio precisa ser tratada em primeiro lugar.

A dentista comenta que o mau hálito matinal é normal. “Ele ocorre porque durante o sono a produção de saliva cai para níveis mínimos. Soma-se a isso o longo período sem ingestão de alimentos, diminuindo os níveis de glicose no sangue. Uma condição transitória, que se resolve com o desjejum e a higiene bucal”, explica. Contudo, uma halitose persistente pode ter a ver com diversos outrosfatores locais e até sistêmicos, como a diabetes, uma alimentação inadequada, amigdalite, entre outras muitas causas. Por isso o contato com profissionais capacitados em avaliar a situação é muito importante para reequilíbrio da situação e para o retorno a uma vida saudável.

Cláudia finaliza destacando que não precisa haver constrangimento em buscar ajuda, e que existem tecnologias disponíveis para diagnosticar e resolver com eficácia a halitose. “Para ambas as situações é importante o exame correto – inclusive com medição digital do hálito - e um perfeito diagnóstico. Só assim conseguiremos tratar adequadamente o paciente e trazer a ele maior segurança e qualidade de vida”, conclui.



Dra. Cláudia Christianne Gobor - Cirurgião dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose. Ex-presidente e atual diretora executiva da Associação Brasileira de Halitose
www.bomhalitocuritiba.com.br
Instagram: @bomhalitocuritiba
Facebook: Bom Hálito Curitiba / Halitose Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados