Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Já ouviu falar na síndrome do Pescoço Tecnológico? Especialista alerta sobre os riscos

 Muita dor e rigidez na região estão entre os sintomas 


Visto que, atualmente, muitas pessoas trabalham várias horas com smartphones e computadores, é comum que passem muito tempo curvadas olhando para a tela. A condição, conhecida como “Tech Neck” ou "Pescoço Tecnológico" pode causar muitas nos ombros e nas costas. 


Por conta da curvatura ao inclinar o olhar para baixo por várias horas, há o aumento da gravidade sobre o crânio, e, assim, sobrecarregando os músculos e vértebras da região. 

 O Dr. Henrique Lira neurocirurgião e especialista em dor explica que quanto maior é a inclinação da cabeça para frente, maior é a carga na coluna. “A cabeça humana e o pescoço pesam cerca de 6kg em posição neutra, quando está ereto. Quando há inclinação da cabeça, a força transmitida para a coluna aumenta de forma considerável”, diz o mestre em neurociência.  

“Os sintomas da Tech Neck são dor e rigidez no pescoço, nos ombros e na parte superior das costas, além de queimação, podendo surgir pequenos nódulos que aparecem na musculatura da parte de trás do pescoço”, explica o médico. 

Para evitar ter a dor típica do “Pescoço Tecnológico”, o  neurocirurgião separou algumas dicas do que fazer. Veja quais são:

 

  • Manter a boa postura enquanto se usa o celular é muito importante, posicionando a tela ou o livro na altura dos olhos;
  • Faça alongamentos, principalmente com movimentos circulares de pescoço ao longo do dia;
  • Praticar exercícios com frequência também é uma boa forma de fortalecer os músculos das costas, favorecendo a boa postura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados