Contratação
de seguros-viagem cresce 230% no primeiro semestre de 2022; entenda como
escolher a melhor opção para o seu perfil
As férias de fim de ano já chegaram e, durante este
período, pode surgir o questionamento: qual é o melhor seguro viagem para o meu
perfil? Certamente, o momento dessa escolha deve ser primordial no planejamento,
pois imprevistos podem acontecer e ter conhecimento sobre quais são eles,
ajudará o turista a fazer a apólice ideal.
O seguro viagem tem como principal objetivo
proteger uma viagem quando há custos reais, seja para um destino nacional ou
internacional. Após a liberação das fronteiras decorrente da pandemia do
Coronavírus e pela certeza de fazer uma viagem segura, a contratação de seguro
viagem no primeiro semestre de 2022 teve um crescimento superior a 230%,
segundo dados apresentados pela Confederação Nacional das Seguradoras Gerais
(CNSeg).
De acordo com Alberto Vargas, especialista em
administração de empresas pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, o seguro
para viajantes possui a capacidade de reduzir significativamente a exposição ao
risco durante a viagem. “Os turistas devem certificar-se de que o destino final
está dentro de sua cobertura, se o serviço começa antes da viagem, e confirmar
a cobertura total que será realizada”, esclarece.
Apesar de ser um serviço necessário, os seguradores
necessitam aprimorar a comunicação com seus consumidores para articular melhor
os benefícios e as coberturas de seus produtos e, assim, conquistar a confiança
dos viajantes.
Tipos de apólices: como
escolher?
Não é possível dizer em específico qual seguro é
melhor que o outro, cada seguradora irá calcular os fatores: duração da viagem,
origem, destino e idade. Mas é possível encontrar no mercado, apólices de
seguros que cobrem uma quantidade específica de viagens durante um ano com um
valor mais acessível.
Apesar de ser comum os seguros de viagem cobrirem
perdas inesperadas ou indesejadas que possam ocorrer durante o percurso, as
apólices de seguro mais abrangentes também podem cobrir cancelamento de viagem,
perda de bagagem, responsabilidade civil, voos atrasados e outros custos
inesperados durante o trajeto, além de qualquer emergência médica durante a
viagem. Os serviços devem entrar em vigor desde o dia da partida até a volta do
segurado para casa.
Atualmente, muitas seguradoras também oferecem
serviços de emergência 24 horas por dia, incluindo a substituição de
transferências de dinheiro, passaportes perdidos e ajuda com remarcação de voos
atrasados.
Seguindo as necessidades dos segurados e sua região
geográfica, também é possível encontrar ofertas com a possibilidades de
personalização. A nova alternativa é tendência no mercado em geral.
Apesar de muito a oferecer, para Alberto Vargas, a
linguagem do seguro pode ser confusa, em um mercado global de seguros de
viagem. “Procure um consultor de seguro de viagem qualificado. E se um
especialista não conseguir descobrir qual o melhor serviço para você, talvez
você esteja procurando a apólice errada”, explica.
Em todos os casos, o viajante deve conferir se as
condições descritas na apólice se aplicam para as suas necessidades e se o
serviço descrito cobrirá todos os custos que podem surgir.
Jorge Alberto Vargas - formado em Master Business Administration
pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de
finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de
equipes de alta performance. Já ajudou diversas empresas de
diferentes tamanhos a atingir objetivos de inovação, custos e crescimento.
Antes de morar no Brasil, trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela
e Peru, sempre buscando entender a necessidade das empresas e a realidade
econômica de cada país.
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