Levantamento da
Vert.se também mostra engajamento, em 2022, 31,17% menor em relação ao ano
passado
Copa do Mundo e Black Friday podem ter ofuscado um
pouco a campanha de conscientização sobre o Novembro Azul nas redes sociais. De
acordo com levantamento realizado pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de
business intelligence com foco em dados de redes sociais, o engajamento ao
#NovembroAzul foi 31,17% menor do que em igual período de 2021, indicando um
envolvimento mais tímido do público. Além disso, foi 69% menor que a campanha
#OutubroRosa deste ano.
Segundo o estudo, as discussões sobre o tema no Twitter também foram menos
frequentes neste ano, com queda de 30,06% e o menor volume de menções dos
últimos cinco anos. O Novembro Azul é o movimento que tem a intenção de
sensibilizar e conscientizar a população sobre o câncer de próstata,
incentivando o público masculinino a cuidar mais de si. A iniciativa
internacional chegou ao Brasil em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela
Vida, com diversas ações, já que o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata
acontece em 17 de novembro. Contudo, somente em 2018 o instituto nomeou a
campanha dessa forma, inspirada pelo Outubro Rosa.
Interações e
menções nos últimos 5 anos
Recorte de 1 a 30 de novembro de cada ano
“O movimento teve bastante aderência nas redes sociais desde o surgimento e,
quando olhamos para os últimos cinco anos, com exceção de 2022 (que mostrou
queda), percebemos crescimento constante no volume de interações em posts
do Instagram que mencionavam a campanha e sua hashtag”, conta
Carol Zaine, CEO da Vert.se.
Temas mais citados - O levantamento apontou entre os termos mais citados pelos
publicadores para falar sobre o Novembro Azul nas redes: “conscientização”,
“prevenção” e “cuidados”, alguns dos pilares do movimento. As palavras “vida” e
“saúde” também entram nos destaques e deram força à causa. Termos parecidos
foram encontrados no mês passado, para falar sobre o Outubro Rosa, mas se
percebeu um tom mais afetivo na campanha feminina.
Fonte: Stilingue
Novembro Azul, Copa e marcas - O goleiro da Seleção Brasileira, Alisson, foi um dos nomes mais
comentados esses dias e não foi por causa da Copa do Mundo. O jogador fez uma
parceria com a Gillette Brasil, em apoio ao Novembro Azul, para conscientização
sobre o câncer de próstata. A ação repercutiu muito positivamente nas redes
sociais e o post do Alisson raspando a barba com Gillette e deixando o
bigode, que foi ao ar no dia 24, somou mais de 776 mil interações e cerca de
4,8 milhões de views no vídeo.
Adicionalmente, virou assunto em portais de
notícias e conhecidas páginas de entretenimento. “Embora o objetivo fosse de
conscientização sobre o movimento, muitos comentários foram elogios ao novo
visual, sendo que a maioria fazia alguma referência à Copa do Mundo, mas os
elogios à publicidade também não ficaram de fora”, analisa Carol.
No ano passado, a Gillette também foi o maior
destaque entre as marcas que falaram sobre a campanha, tendo o post
mais curtido no IG Brasil. Daquela vez, a parceria havia sido com Whindersson
Nunes, que usou um “bigode hypado” fake e falou sobre prevenção do câncer
de próstata, acarretando 343,5 mil interações (cerca de 432 mil a menos do que
na campanha deste ano). Outro nome ligado à Copa também foi destaque: o mascote
do evento, La'eeb, em uma versão mais brasileira, deu uma passadinha no SUS e
agradou os internautas.
Buscas no Google - A Vert.se também analisou as buscas por “Novembro Azul” no Google.
Considerando os últimos cinco anos, o índice de pesquisas pelo termo foi bem
próximo, com picos expressivos no primeiro dia do mês em todos os anos,
motivados principalmente pela busca por textos, frases e desenhos relacionados
à campanha.
“Música”, “cartilha”, “cartaz” e, até mesmo, memes
se destacaram entre as principais pesquisas relacionadas. Nesse sentido, a
região Norte do País foi a mais ativa nas buscas. Parecido com o comportamento
nas redes sociais, a audiência era crescente até 2022, quando houve redução no
interesse do público pelo assunto em relação ao ano anterior, mas de apenas
dois pontos negativos.
Buscas por
"Novembro Azul"
Recorte de novembro de 2018 a novembro de 2022
Fonte: Google
Trends
Dentre as campanhas com as cores mais conhecidas,
Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, o movimento de prevenção ao
suicídio teve o maior índice de buscas no Google em 2022, com 45 pontos.
Buscas pelas
principais campanhas
Recorte de 1 a 30 dos respectivos meses
Fonte: Google Trends
| Os últimos dias do Novembro Azul não aparecem no gráfico por serem muito
recentes
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