Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Problemas vasculares podem aumentar no verão

Cuidados com a circulação sanguínea devem iniciar já na primavera, pois organismo pode sofrer com vasodilatação para controlar a temperatura corporal

 

 Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), indicam que as altas temperaturas aumentam entre 20% e 30% o risco de doenças venosas, nos membros inferiores. Normalmente são associadas a varizes e requerem um cuidado especial em épocas mais quentes, como o verão.

De acordo com o Dr. Márcio Steinbruch, cirurgião vascular e membro da SBACV, esse número cresce nas estações mais quentes do ano, pois o calor pode provocar a vasodilatação, sobrecarregando e dificultando o sistema circulatório das veias dos membros inferiores, já que atuam contra a gravidade para proporcionar o retorno venoso ao coração.

“Muitas pessoas que já têm histórico de doenças venosas percebem a piora durante a primavera e o verão, mas até mesmo quem não sofre com essas complicações pode perceber uma sensação de peso nos membros inferiores, além de cansaço, cãibra, ressecamento e coceira na pele”, contou o especialista.

Para evitar o agravamento do quadro de pessoas que têm doenças venosas ou outras alterações vasculares, o Dr. Márcio alerta que é preciso iniciar o tratamento já na primavera.

“É necessário preparar o organismo para os próximos meses que tem tendência de intensificação do calor, por isso, nem que seja apenas para uma orientação, é importante procurar um especialista”.

Além disso, o cirurgião vascular explica que algumas atitudes podem ajudar a prevenir o surgimento de complicações no sistema circulatório.

“Alguns hábitos simples no dia a dia podem ajudar a evitar esses problemas, tais como:

- Aumentar a hidratação, consumindo cerca de 3 litros de água por dia;

- Ter cuidado com a alimentação, fazer refeições leves, que exigem menos esforço do organismo durante a digestão, bem como evitar o abuso de sal;

- Incluir na rotina alguns minutos para fazer alongamentos e praticar exercícios físicos.

- A permanência em pé ou sentado com as pernas para baixo, deve ser evitada por longos períodos. É indicado intercalar pequenas caminhadas de cerca de 2/3 minutos a cada hora/hora e meia, pode ser em círculo ou ir a algum cômodo para melhorar a circulação. Ao deitar é bom elevar os pés a um nível acima do coração”, alerta o especialista.

O cirurgião vascular ainda ressalta que se o inchaço é algo recorrente, é fundamental que se busque o motivo específico e receber o tratamento adequado.

 

 Dr. Márcio Steinbruch – formado pela Universidade de São Paulo (USP), é médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, além disso, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e é membro TITULAR da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Curta as redes sociais do médico: Instagram: @livredevarizes e Facebook.com/marcio.steinbruch e acesse o site: www.livredevarizes.com.br/.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados