quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Novembro Azul tem quase 70% a menos de interações que Outubro Rosa nas redes sociais

Levantamento da Vert.se também mostra engajamento, em 2022, 31,17% menor em relação ao ano passado


Copa do Mundo e Black Friday podem ter ofuscado um pouco a campanha de conscientização sobre o Novembro Azul nas redes sociais. De acordo com levantamento realizado pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais, o engajamento ao #NovembroAzul foi 31,17% menor do que em igual período de 2021, indicando um envolvimento mais tímido do público. Além disso, foi 69% menor que a campanha #OutubroRosa deste ano.

 

 


Segundo o estudo, as discussões sobre o tema no Twitter também foram menos frequentes neste ano, com queda de 30,06% e o menor volume de menções dos últimos cinco anos. O Novembro Azul é o movimento que tem a intenção de sensibilizar e conscientizar a população sobre o câncer de próstata, incentivando o público masculinino a cuidar mais de si. A iniciativa internacional chegou ao Brasil em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, com diversas ações, já que o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata acontece em 17 de novembro. Contudo, somente em 2018 o instituto nomeou a campanha dessa forma, inspirada pelo Outubro Rosa. 


Interações e menções nos últimos 5 anos
Recorte de 1 a 30 de novembro de cada ano



 


“O movimento teve bastante aderência nas redes sociais desde o surgimento e, quando olhamos para os últimos cinco anos, com exceção de 2022 (que mostrou queda), percebemos crescimento constante no volume de interações em posts do Instagram que mencionavam a campanha e sua hashtag”, conta Carol Zaine, CEO da Vert.se.

Temas mais citados - O levantamento apontou entre os termos mais citados pelos publicadores para falar sobre o Novembro Azul nas redes: “conscientização”, “prevenção” e “cuidados”, alguns dos pilares do movimento. As palavras “vida” e “saúde” também entram nos destaques e deram força à causa. Termos parecidos foram encontrados no mês passado, para falar sobre o Outubro Rosa, mas se percebeu um tom mais afetivo na campanha feminina.

 

Fonte: Stilingue


Novembro Azul, Copa e marcas - O goleiro da Seleção Brasileira, Alisson, foi um dos nomes mais comentados esses dias e não foi por causa da Copa do Mundo. O jogador fez uma parceria com a Gillette Brasil, em apoio ao Novembro Azul, para conscientização sobre o câncer de próstata. A ação repercutiu muito positivamente nas redes sociais e o post do Alisson raspando a barba com Gillette e deixando o bigode, que foi ao ar no dia 24, somou mais de 776 mil interações e cerca de 4,8 milhões de views no vídeo.

Adicionalmente, virou assunto em portais de notícias e conhecidas páginas de entretenimento. “Embora o objetivo fosse de conscientização sobre o movimento, muitos comentários foram elogios ao novo visual, sendo que a maioria fazia alguma referência à Copa do Mundo, mas os elogios à publicidade também não ficaram de fora”, analisa Carol.

No ano passado, a Gillette também foi o maior destaque entre as marcas que falaram sobre a campanha, tendo o post mais curtido no IG Brasil. Daquela vez, a parceria havia sido com Whindersson Nunes, que usou um “bigode hypado” fake e falou sobre prevenção do câncer de próstata, acarretando 343,5 mil interações (cerca de 432 mil a menos do que na campanha deste ano). Outro nome ligado à Copa também foi destaque: o mascote do evento, La'eeb, em uma versão mais brasileira, deu uma passadinha no SUS e agradou os internautas.

Buscas no Google - A Vert.se também analisou as buscas por “Novembro Azul” no Google. Considerando os últimos cinco anos, o índice de pesquisas pelo termo foi bem próximo, com picos expressivos no primeiro dia do mês em todos os anos, motivados principalmente pela busca por textos, frases e desenhos relacionados à campanha.

“Música”, “cartilha”, “cartaz” e, até mesmo, memes se destacaram entre as principais pesquisas relacionadas. Nesse sentido, a região Norte do País foi a mais ativa nas buscas. Parecido com o comportamento nas redes sociais, a audiência era crescente até 2022, quando houve redução no interesse do público pelo assunto em relação ao ano anterior, mas de apenas dois pontos negativos.

Buscas por "Novembro Azul"
Recorte de novembro de 2018 a novembro de 2022 

Fonte: Google Trends

Dentre as campanhas com as cores mais conhecidas, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, o movimento de prevenção ao suicídio teve o maior índice de buscas no Google em 2022, com 45 pontos.


Buscas pelas principais campanhas
Recorte de 1 a 30 dos respectivos meses

Fonte: Google Trends | Os últimos dias do Novembro Azul não aparecem no gráfico por serem muito recentes

 

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