Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Dezembro Laranja e a prevenção do câncer de pele: o tumor de maior incidência no Brasil

Com a chegada do verão, se intensifica a exposição ao sol e os cuidados com a pele devem ser lembrados, a fim de se prevenir contra o câncer de pele


O verão está se aproximando e chega ao Brasil no dia 21 de dezembro de 2022, seguindo até 20 de março de 2023. Com a temporada mais quente do ano em ação, é preciso intensificar os cuidados gerais, e principalmente com a saúde da pele durante a exposição solar, a fim de prevenir doenças de peles severas.

A Campanha Dezembro Laranja, acontece desde 2014, e é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo a médica especialista em Dermatologia Flávia Villela, essa conscientização é necessária, principalmente por ser o tumor de maior incidência no país.

“Manchas, feridas e pintas são queixas dermatológicas muito comuns no consultório e que podem ser o indício de câncer de pele. Qualquer sinal visível, sintoma ou histórico da doença na família deve ser comunicado imediatamente ao médico de confiança para um diagnóstico preciso” reforça ela.

Falando em números, no ano passado, em 2021, o câncer de pele do tipo não melanoma representou uma estimativa de 176.930 casos, sendo 93.770 homens e 93.160 mulheres. Foram 8.450 casos de melanoma, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A exposição solar excessiva e sem proteção nenhuma, pode provocar alterações nas células, favorecendo o desenvolvimento desse tipo de câncer, que é dividido em melanoma e não melanoma. Eles são bem frequentes e podem causar lesões funcionais e estéticas, além de riscos mais agressivos na região.


Prevenção

A médica especialista em Dermatologia Flávia Villela, ainda reforça sobre os cuidados diários durante o verão que, segundo ela, a hidratação tem que ser adequada, tanto pela ingestão de água, quanto pelo uso de dermocosméticos que agirão na pele de dentro para fora, assim como o uso regular do filtro solar e skincare constante. “Essas ações impactam positivamente a saúde e qualidade da pele, potencializando a proteção e prevenção contra os problemas de pele e neoplasias futuras’’, afirma.

A especialista ainda diz que os cuidados devem valer para a pele do rosto e corpo, se estendendo para a proteção dos lábios e cabelos também, durante o ano todo.

Como orientações de prevenção, as pessoas devem evitar a exposição exagerada à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h. Flávia Villela também recomenda o uso de filtro solar e acessórios de proteção, como bonés ou chapéus. Lembrando que a adoção dessas medidas, o monitoramento dermatológico de pintas escuras e histórias prévias de câncer de pele na família, são outras recomendações da especialista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados