Estudo inédito da Webmotors apresenta
comportamento do consumidor brasileiro na primeira compra, troca, financiamento
e motivação, entre outras variáveis
A
Webmotors, maior ecossistema automotivo do país e principal portal de negócios
e soluções para o segmento, divulga pesquisa inédita que identifica tendências
e hábitos de consumo no mercado de veículos novos e seminovos no Brasil. O
levantamento mapeia a jornada do consumidor e os impactos da classe social e do
gênero entre os compradores de carros nos últimos anos.
Diante
da pergunta “essa foi a compra do seu primeiro carro?”, 61% dos entrevistados
afirmaram que “sim”, enquanto 39% responderam que “não”. Entre pessoas com
rendimento entre quatro e dez salários mínimos, as taxas percentuais mudam para
85% (sim) e 15% (não), respectivamente. Já para os consumidores com renda entre
dez e 20 salários mínimos, a variação fica entre 60% (sim) e 40% (não) e, entre
aqueles que possuem rendimento acima de 20 salários mínimos, os números somam
45% (sim) e 55% (não).
“Os
resultados da pesquisa mostram a renda como um diferencial para o ingresso dos
consumidores no mercado automotivo, sinalizando a importância do financiamento
e do consórcio”, observa Cris Rother, CMO da Webmotors.
Tempo estimado para troca do veículo
Quando
o assunto é o bolso do consumidor, 50% de quem têm renda entre quatro e dez
salários mínimos declaram ter a intenção de realizar a substituição do veículo
comprado “em até dois anos” - a maior taxa de troca no menor prazo, na
comparação com o detectado entre os demais extratos sociais.
Para
os consumidores com renda acima de 20 salários mínimos, a previsão de troca
também é maior no período “de até dois anos”, mas somente para 38% dos
entrevistados. Já para aqueles com rendimento entre dez e 20 salários mínimos,
a maior concentração de previsão de troca fica “em mais de três anos”
(55%).
Ainda
sobre o tempo estimado para troca do veículo, observa-se uma significativa
diferença no comportamento entre homens e mulheres. “De acordo com o estudo, o
público feminino que pretende mudar de carro em até um ano é 10% maior do que o
masculino. Já o total de homens que desejam trocar de veículo em até três anos
é 10% maior em relação às mulheres”, compara Rother. “Esses números contrariam
o senso comum de que os homens são consumidores mais assíduos de carros do que
as mulheres”, conclui Rother.
Motivações para compra do primeiro veículo
No
recorte por extrato social, esses números mudam consideravelmente. Entre as
pessoas com rendimento entre quatro e dez salários mínimos, “realização de um
sonho” é o motivo principal para 30% dos entrevistados. Para quem tem renda
entre dez e 20 salários mínimos, a “necessidade” aparece como a maior razão da
compra (39%).
Já
na opinião de consumidores com renda acima de 20 salários mínimos, há um empate
triplo entre “necessidade”, “realização de um sonho” e “liberdade” - as três
opções foram apontadas, igualmente, por 23% dos entrevistados dessa camada
social.
Ainda
segundo a “Jornada do Consumidor”, a opção de pagamento à vista na primeira
compra é a mais praticada entre as pessoas ouvidas (39%), seguida da escolha de
consórcio (19%) e do financiamento com entrada em dinheiro (17%).
A força do meio digital na tomada de decisão
No
que se refere à busca de informações para tomada de decisão sobre a compra, a
internet situa-se no topo das opções dos consumidores (71%), independentemente
da classe social ou do gênero. Familiares (53%) e amigos (51%) são,
respectivamente, a segunda e a terceira opções mais utilizadas. “A força do
meio digital tende a aumentar cada vez mais, seja na pesquisa, no test-drive
virtual e até mesmo na operação de pagamento”, estima Rother.
O
estudo “Jornada do Comprador”, conduzido pela empresa em parceria com a
Midminers, ouviu 120 pessoas com idade acima de 18 anos, no período de 26 de
junho a 7 de julho de 2022. A amostragem teve em sua composição 52% de mulheres
e 48% de homens, a maioria deles na faixa etária de 25 a 34 anos (49%) e com
renda entre dez e 20 salários mínimos (46%). Apenas entrevistados que já tinham
afirmado em um estudo anterior ter comprado um veículo há alguns anos
participaram do levantamento.
Webmotors
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