Pesquisar no Blog

domingo, 27 de novembro de 2022

Conheça os temperos preferidos dos países da Copa do Mundo

Receitas típicas em que o tempero é indispensável! Aprenda a fazer pratos tradicionais de países que disputam o Mundial do Catar


A Copa do Mundo é uma oportunidade de conhecer culturas e singularidades que vão além do campo, como a culinária. Os temperos são elementos determinantes na construção da identidade gastronômica dos países, cada qual com sua maneira peculiar de explorar os aromas, sabores e cores das ervas e especiarias. 


Verdade seja dita: os temperos se comunicam em qualquer idioma e, ao serem desidratados, carregam a essência das ervas e especiarias para dar maior praticidade, naturalidade e gosto às receitas.  


E já que o assunto é Mundial de Futebol, a Kitano, marca da General Mills, criou um cardápio de receitas com temperos que fazem sucesso nas seleções participantes para serem saboreadas assistindo à Copa. 




Argentina e Uruguai: 

 

Tempero: Chimichurri

 

Tempero feito à base de salsa, pimenta vermelha e alho, o chimichurri brilha nos churrascos. A riqueza de aromas torna o chimichurri muito versátil na cozinha porque pode ser usado para marinar carnes, para molhar a carne durante o preparo ou depois que a carne estiver pronta. Os argentinos afirmam ser os criadores do tempero, mas os uruguaios, que por sinal também estarão na Copa do Mundo, reivindicam a autoria do chimichurri. Discussões à parte sobre a origem do tempero, veja como o chimichurri pode tornar sua refeição mais especial: 

 

 

Isca de Frango Grelhado com Chimichurri

 


Tempo de preparo: 30min

Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes:

500g de frango em tiras

50ml de suco de limão

1 colher (chá) de 100% Pimenta Branca Moída Kitano 

 

Ingredientes para o empanado:

1 ovo 

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite

1 colher (café) de 100% Páprica Doce Kitano

Sal a gosto

2 pacotes de batata palha Yoki (105g cada)

 

Ingredientes para o molho de Chimichurri

Duas colheres (sopa) de Chimichurri Kitano

Meia xícara (chá) de azeite

Sal a gosto

 

Modo de preparo: O frango em tiras deve ser temperado com suco de limão, a pimenta do reino e sal. Reserve. Em outra tigela, misture os demais ingredientes até formar uma mistura homogênea. Dica: triture a batata palha para dar crocância ao empanado. Mergulhe o frango temperado na mistura, depois tire e leve ao prato com as batatas trituradas. Agora frite no óleo até ficarem douradas. Pronto! Molhe as iscas de frango com o molho de chimichurri. Para fazer, misture o tempero de chimichurri em uma vasilha com vinagre, azeite e sal.

 

Espanha

 

Tempero: Páprica Doce e Açafrão

A páprica nada mais é que a moagem do pimentão desidratado e maduro, transformado em pó para acentuar naturalmente seu sabor e aroma, com sua cor avermelhada tópica. Esse tempero picante amado pelos espanhóis empresta seu gosto para uma infinidade de receitas pelo mundo, além de ser um corante natural aos pratos. A páprica doce tempera com maestria o arroz com polvo, um clássico espanhol. Veja como preparar:

 

 

Arroz de Polvo com Páprica

 


Tempo de preparo: 45min

Rendimento: 2 porções

 

800 g de tentáculos de polvo cozidos

1 colher (sopa) de Páprica Doce Kitano

300 g de arroz arbóreo (ou o normal)

2 cebolas

1 Pimentão Vermelho

1 pimentão verde

1 colher (sopa) de Açafrão Kitano

3 colheres (sopa) de Alho Granulado Kitano

700 ml de água

3 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de Salsa Kitano

Sal a gosto

 

Modo de preparo: Misture a cebola e o alho com o azeite e, em seguida, os pimentões sem sementes e cortados. Acrescente o arroz, a páprica e o açafrão. Em fogo médio, coloque o polvo cortado e também a água, o sal e a salsa. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 min. Depois de desligar, mantenha a tampa fechada por mais 10 minutos.

 


Países do Oriente Médio (Catar, Irã, Arábia Saudita)

 

Tempero: Mix de Especiarias

O kibe é, sem dúvida, o prato árabe mais conhecido no Brasil. Essa receita deliciosa sintetiza a culinária do Oriente Médio, famosa por explorar todo o potencial que as ervas e especiarias oferecem. O kibe, por exemplo, é preparado com canela, noz moscada, pimenta do reino, entre outros ingredientes. Versatilidade e praticidade são outras virtudes do kibe, afinal esse prato pode ser servido como entrada e prato principal, e saboreado cru, assado ou frito. 

 

 

 

Kibe Frito com Mix de Especiarias

 



Tempo de preparo: 4h45min

Rendimento: 25 porções

 

Ingredientes:

250g de Trigo para Kibe Yoki

500g de carne moída

1 cebola 

100% Pimenta do Reino Preta em Pó Kitano a gosto

Sal a gosto

 

Modo de preparo: coloque o trigo em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho na água por 3 horas. Coloque o trigo em um pano limpo e esprema até retirar toda a água. Reserve. Em um liquidificador, bata a cebola com o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Em uma vasilha, junte a mistura de temperos, o trigo e a carne. Misture bem. Modele os kibes. Em uma panela, aqueça o óleo e frite os kibes até ficarem dourados. Retire o excesso de óleo sobre papel toalha.

 

Alemanha

 

Temperos: Mostarda e Curry

Os alemães apreciam comidas com temperos mais intensos. Isso explica a paixão dos germânicos pelo curry, um tempero formado por várias especiarias, que resulta em um tempero com gosto acentuado, presente, por exemplo, no currywurst, a famosa salsicha alemã temperada com curry, ótima pedida para saborear vendo os jogos do Mundial.

 

A mostarda, também chamada de mostrich na Alemanha, é um ingrediente presente em uma variedade de pratos da gastronomia germânica, principalmente em carnes. Esse condimento ganhou versão em pó na nova linha de temperos da Kitano, a Kitano Reserva. O gosto acentuado da mostarda amplia o aroma e sabor das receitas, incluindo pratos conhecidos no Brasil, como o estrogonofe de palmito com cogumelos. 

 

Veja as receitas de currywurst e de estrogonofe de palmito com cogumelo e mostarda.

 

 

Currywurst


 

Tempo de preparo: 20min

Rendimento: 20 porções

 

Ingredientes:

4 salsichas brancas

1L de água

1 colher (sopa) de Curry 

1 colher (sopa) de 100% Páprica Doce Kitano

Ketchup a gosto 

Azeite de oliva

 

Modo de preparo: ferva as salsichas na água. Depois leve a uma frigideira e doure no azeite. Coloque em um prato e cubra com ketchup e polvilhe com curry e páprica. Dica: acompanhe com pão e Batata Palha Yoki


 

Estrogonofe de Palmito com Cogumelos e Mostarda em Pó

 


Tempo de preparo: 30min

Rendimento: 6 porções

 

1 colher (sopa) de azeite

1 dente de alho, picado

1 cebola pequena picada

1 colher (sopa) de Mostarda em Pó Kitano Reserva

300g de palmito picado

½ xícara (chá) de grão de bico cozido

100g de champignon em conserva

½ xícara (chá) de molho de tomate

2 colheres (chá) de amido de milho

1 xícara (chá) de leite de aveia ou outro leite vegetal

Sal a gosto

 

Modo de preparo: em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente a mostarda, o palmito, o grão de bico e o champignon e continue o refogado. Adicione o molho de tomate e o amido de milho dissolvido no leite de aveia. Cozinhe sem parar de mexer até que o molho esteja cremoso. Sirva com arroz e Batata Palha Yoki.

 

França

 

Temperos: Tomilho e Alecrim

 

O tomilho é uma erva doce muito utilizada na gastronomia francesa. O alecrim é outro queridinho da cozinha francesa com um sabor predominante e inconfundível, presente em diversos tipos de receitas, seja no preparo de carnes ou na finalização de pratos como arroz, batatas e legumes. 

 

Aprenda a preparar um prato que tem lugar cativo no coração dos franceses: Coq Au Vin, um ensopado de frango com tomilho. Já o alecrim transforma uma porção de batatas em uma receita refinada. Confira:  

 

 

Coq Au Vin


 

Tempo de preparo: 2h10m

Rendimento: 6 porções

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite

120g de bacon em cubos 

8 coxas de frango com osso e pele cortadas e com pouca pele 

Sal a gosto

1 colher (sopa) Tomilho Kitano 

1 folha de Louro Kitano

Pimenta Preta em Pó Kitano

1 cebola picada 

4 dentes de alho picados 

¼ xícara de conhaque

2½ xícaras de vinho tinto

2 colheres (chá) de vinagre 

1½ colher (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de manteiga 

3 cenouras cortadas 

240g de cogumelos 

 

Modo de preparo: Aqueça o óleo com o bacon picado até ficar crocante em uma panela funda. Transfira o bacon e leve para um papel gordura e mantenha a gordura na panela. Coloque na panela com óleo o frango temperado com o alho, sal e pimenta. Adicione uma colher de açúcar. Depois que o frango estiver dourado, retire da panela. Usando a gordura do bacon coloque a cebola para fritar. Retorne com o frango na panela e inclua o vinho, água, conhaque, vinagre, cenoura, tomilho, louro. Deixe a mistura ferver, tampe e cozinhe por cerca de 30 minutos, ou até que o frango esteja cozido. Paralelamente, em uma frigideira, coloque os cogumelos na manteiga aquecida e sal. Depois junte os cogumelos na mistura com frango

 

Batatas com Alecrim

 


Tempo de preparo: 45m

Rendimento: 3 porções

 

Ingredientes:

500g de batata

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de 100% Alecrim Kitano

1 colher (chá) de raspas de limão siciliano

 

Modo de preparo: corte as batatas, formando meias-luas, coloque-as em uma tigela e tempere com azeite, sal, alecrim e raspas de limão. Em seguida, leve as batatas temperadas em uma assadeira para o forno por 30 minutos ou até dourar.

 

Inglaterra

 

Tempero: Pimenta do Reino 

Dificilmente uma pessoa visitará a Inglaterra sem experimentar o famoso Fish and Chips, que é o peixe frito acompanhado de batatas também fritas e cheias de sabor. Um dos segredinhos desse prato icônico está no tempero. Coube à pimenta do reino promover ao prato um ardido encantador e sem exageros. 

 

 

Fish and Chips (Peixe com Batata Frita)




Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 4 porções 

 

Ingrediente para os Peixes:

4 filés de peixe branco

1 pitada de Pimenta do Reino Preta em Pó Kitano

7 colheres (sopa) de farinha de trigo 

7 colheres (sopa) de amido de milho

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 xícara de água com gás gelada

Sal a gosto

 

Ingredientes para a batata:

2 quilos de batatas descascadas

Óleo de soja

 

Modo de preparo: reserve duas colheres de farinha. Misture bem os ingredientes em pó em uma tigela e acrescente a água com gás. Leve a massa para a geladeira por 30 minutos. Pegue os filés de peixe e coloque sobre um prato enfarinhado e ponha sal a gosto. Retire o excesso de farinha e mergulhe o peixe na massa, cobrindo todo o peixe. Leve à frigideira com bastante óleo e deixe por cerca de 8 minutos ou até que a massa fique dourada e crocante. Já as batatas, corte elas fininhas e coloque na frigideira até ficarem douradinhas. Acrescente o sal na finalização.

 

Brasil

 

Temperos: Alho 

Está no dia a dia dos brasileiros com seu sabor personalizado e sem tanta intensidade. O alho encanta por aqui pela sua versatilidade: dá um gostinho especial na preparação de um vasto cardápio culinário apreciado pelos brasileiros (arroz, feijão, carnes, farofa, molhos) e pode surgir frito na finalização de pratos, cobrindo, por exemplo, uma carne ou ou uma massa. Saiba como arrasar no preparo de um filé temperado com alho: 

 

 

Iscas de contra Filé no Alho




Tempo de preparo: 30 min

Rendimento: 4 porções 

 

Ingredientes:

500g de contrafilé cortados em iscas

1 colher (café) de sal

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de Alho Granulado Kitano

2 colheres (chá) de Orégano Kitano

 

Modo de preparo: em uma tigela média, junte a carne, o sal, e misture. Reserve. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio e frite a carne aos poucos, dourando os dois lados. Reserve em local aquecido. Na mesma frigideira, aqueça a manteiga restante, doure o alho granulado rapidamente, junte o orégano. Regue a carne com a mistura e sirva em seguida. Dica: ao grelhar a carne, não deixe secar muito, para que mantenha sua suculência.


Kitano

https://www.kitano.com.br/receitas-culinarias/

https://www.instagram.com/kitano.brasil/ 

https://www.facebook.com/Kitano.Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados