O consumidor moderno se adequou à comodidade e praticidade do e-commerce. Os benefícios para ambos os lados foram inegáveis – mas, exigiu grande estratégia de adaptação do empreendedor frente ao alto nível de exigência em sua jornada de compra.
Novos critérios e valores de compra se destacaram
no mercado. Dentre eles, a empatia e bem-estar se tornaram características
decisivas durante a experiência para 50% dos clientes, segundo o estudo Life
Reimagined. Isso, sem falar dos enormes avanços tecnológicos
aplicados para o melhor desempenho do e-commerce.
A Inteligência Artificial e o Big Data foram alguns
dos maiores aliados, contribuindo para o gerenciamento do alto volume de dados
dos consumidores e, como utilizá-los a favor de uma maior taxa de conversão,
gestão de estoque e direcionamento das estratégias mais assertivas às
necessidades de cada perfil.
Todas essas ferramentas, aliadas e utilizadas em
conjunto, favoreceram o crescimento de 27% do comércio online em 2021 –
resultando em um faturamento de R$ 161 bilhões ao longo do ano.
Após conquistas extraordinárias, certas tendências
vêm despontando rumo ao próximo salto do e-commerce. Veja as principais:
#1 Metaverso: alvo de
grandes investimentos, o metaverso é o ambiente perfeito para os negócios
online. As empresas estão diante de uma grande oportunidade de marketing,
podendo proporcionar aos clientes um lugar com foco em experiência e
conveniência. Em uma expectativa feita pela Allied Market Research, o ambiente
está projetado para atingir US$ 455 bilhões em 2030 – mas, demandará certos
desafios em criar um ambiente funcional e relevante, onde o consumidor possa
escolher e provar produtos, finalizar a compra e receber da forma mais adequada
para ele.
#2 Super apps: mesmo não
sendo um tema novo, é uma excelente oportunidade de crescimento para o
e-commerce. Os super apps são funcionalidades e novos serviços nos quais as
empresas vão inserindo outros aplicativos no mesmo ambiente, englobando novas
vertentes de negócio que vão muito além de seu core business. Neles, os
clientes terão acesso a múltiplas funcionalidades em uma mesma plataforma,
oferecendo praticidade e agilidade na aquisição de serviços e produtos.
#3 Alt-commerce: o comércio
alternativo, em uma tradução livre, é um conceito que faz muito sentido para o
novo consumidor. Trata-se de uma experiência social, gamificada e ao vivo, com
canais não-tradicionais, misturados com o social commerce. Esses novos
consumidores buscam uma experiência fluida, onde a compra está completamente
inserida dentro do ambiente em que ele vive. Para o e-commerce, pode ser
extremamente vantajoso ao permitir que os usuários possam conduzir sua jornada
de compras em seu meio predileto, elevando seu faturamento.
#4 Entregas por drone: pode
parecer uma realidade distante, mas a entrega de produtos por drones deve se
consolidar muito em breve. O serviço é essencial em cidades com problemas de
mobilidade urbana, como São Paulo, sendo uma solução para os desafios que os
varejistas enfrentam diariamente nas rotinas de entrega. Caso bem-sucedida, os
benefícios para a lucratividade do e-commerce serão certeiros – mas, também
trarão um maior nível de exigência e menos paciência pelos consumidores, em relação
ao tempo de entrega de um produto.
Todas essas tendências tecnológicas aplicadas nas
operações do e-commerce, trarão uma experiência cada vez melhor para o usuário,
dentro do ambiente ao qual ele está inserido.
Investir nestes recursos será uma estratégia
indispensável para o destaque do negócio em meio à concorrência, assim como se
aproximar constantemente do público mais jovem, para conhecer seus hábitos e
acompanhar as mudanças de comportamento e rotina.
As empresas precisam estar prontas para se adaptar
de maneira rápida às exigências do mercado. Apenas assim, conseguirão
acompanhar o alavanco do comércio online e suas incríveis vantagens
competitivas para seu crescimento.
Larissa Lopes - Head of Marketing e especialista em estratégias para o mercado de
varejo na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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