Dicas de como manter a longevidade, o bem-estar e a autonomia para viver feliz na terceira idade
No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, tema que ganhou ainda mais relevância recentemente devido à pandemia. Nesta data, é muito importante a conscientização das pessoas sobre os cuidados para manter a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida. Com o avanço da tecnologia e a própria medicina, conseguimos viver mais e melhor. Mesmo assim, recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a cogitar classificar este momento mais avançado da idade como doença, mas desistiu dessa classificação.
“Ainda temos uma constante luta sobre a imagem de uma pessoa de 60 anos. Hoje, idosos se mantêm ativos, seja porque continuam trabalhando ou porque criaram uma rotina saudável para desfrutar do dia a dia, o que faz com que essa imagem de doença e até mesmo de falta de identidade, sobre o papel na sociedade, se torne até preconceituoso caracterizar a velhice como doença”, conta Márcia Sena, especialista em qualidade de vida na terceira idade e fundadora da Senior Concierge, empresa que tem como proposta garantir um envelhecimento ativo para o idoso, proporcionando qualidade de vida e bem-estar dos familiares.
Na visão de Márcia, é preciso eliminar esse rótulo e conscientizar as pessoas de que uma rotina saudável faz toda a diferença na longevidade e no bem-estar. Mas como fazer isso? Ela explica que cuidar do sono, da alimentação e praticar atividade física são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Inclusive, ter amizades também é uma ótima aliada para aliviar o estresse e levar para longe os sintomas de depressão.
“Diante dessa data tão importante é preciso reforçar essas dicas de saúde que são fundamentais para que as pessoas acima de 60 anos tenham autonomia e possam curtir essa nova fase de uma maneira feliz. Aliás, a autonomia é apontada pela OMS como um dos maiores fatores de felicidade para o ser humano. Portanto, é importante começar o quanto antes para manter-se saudável e ativo na terceira idade”
Saiba mais como ter uma rotina saudável:
De acordo com a especialista, chamamos de rotina
saudável àquela que contém todos os elementos para uma vida com autonomia e
bem-estar. A melhor maneira de desenvolver uma rotina saudável é:
- Buscar orientação médica e realizar exames de checkup, para saber se está
tudo bem;
- Cuidar do sono, já que ele é fundamental para o bem-estar;
- Cuidar da alimentação. Uma dieta equilibrada favorece a saúde;
- Reservar um tempo para atividades cognitivas, jogos e atividades são fundamentais para manter o cérebro em forma;
- Dançar, e colorir, por exemplo, são ótimas atividades lúdicas para manter o bom humor e levar para longe os sintomas de depressão;
- Sociabilizar, ter amigos e convívio com a
família é uma ótima maneira de afastar a solidão e a depressão.
Senior Concierge
Nenhum comentário:
Postar um comentário