A presença feminina se evidencia cada vez mais na cadeia produtiva do Agro e mostra toda a sua importância para o setor
A participação da mulher nos negócios ligados ao
campo tem se tornado cada vez mais comum e crescente. De acordo com a 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do
Produtor Rural – IHS Markit, com mineração e análise da RV Mondel, 94% dos
produtores consideram “vital” e “muito importante” a presença da mulher no
Agro.
A quantidade de horas trabalhadas pelas mulheres
na administração das propriedades rurais demonstra a força feminina nos
negócios. A Pesquisa ABMRA mostrou que 78% das mulheres trabalham 8 horas ou
mais por dia, considerando todos os estados brasileiros, as culturas e rebanhos
cobertos pelo estudo.
Um ponto de atenção é o nível de ensino das
mulheres. De um modo geral, apenas 28% das mulheres tem superior incompleto ou
superior completo.
Apesar dos avanços, o Brasil é muito grande e tem
características regionais próprias, o que reflete na maior ou menor presença da
mulher em postos de gestão ou liderança. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, na
produção de gado de leite, a mulher está presente em 88% das propriedades de
pequeno, médio e grande portes. Já na cultura da soja, em Minas Gerais, apenas
2% das propriedades tem uma mulher presente no gerenciamento do negócio.
Informar para tornar ainda mais evidente o
protagonismo da mulher no Agro
“Há décadas as mulheres estão presentes no campo,
sobretudo nas pequenas propriedades. É inquestionável a presença feminina na
evolução e no crescimento conquistados pelo Agro brasileiro nos últimos 50
anos”, acredita o coordenador do movimento Todos A Uma Só Voz, Ricardo
Nicodemos.
O Movimento, que tem entre seus propósitos,
conectar toda a cadeia produtiva do Agro e motivar a admiração e empatia da
população urbana pelos produtores, cria ações e atividades que deixam à mostra
a importância da mulher no Agro. Um bom exemplo é a personagem Rainha Ester,
que se dedica a desenvolver projetos de ajuda aos pequenos produtores e a
orientar as mulheres para que liderem esses programas, como pode ser visto no
2º episódio da série “O Reino de Agrus”, disponível no site do Movimento.
Outra ação que mostra o quanto o movimento Todos
A Uma Só Voz tem a preocupação de evidenciar a importância da mulher para o
setor, é a série na “Rota do Líder”, que em seu 1º episódio convidou três
mulheres líderes em suas áreas de atuação, dentre elas, a Carmen Perez, uma
pecuarista que tem realizado um excelente trabalho de conscientização sobre a
importância de se adotar boas práticas sustentáveis e de bem-estar animal.
O Movimento Todos A Uma Só Voz criou um grupo de
Mentores que ajuda na orientação das ações, formado pelos profissionais Ana
Paula Vaz, Áurea Puga, Claudia Leite, Eduardo Eugênio Spers, João Paulo
Morello, Luciana Florêncio e Mariselma Ferreira.
“Nós, de fato, acreditamos que a participação da
mulher é muito importante em nosso dia a dia, por isso, dos nossos sete
Mentores, cinco são mulheres e uma delas uma produtora.”, declara Nicodemos.
A participação do movimento Todos A Uma Só Voz
como apoiador em eventos e congressos que destacam o trabalho da mulher, também
é uma forma de fortalecer a presença feminina e de fortalecer ainda mais a sua
imagem.
Entre esses eventos destaca-se o Congresso
Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que há seis anos proporciona um
espaço de debate e união para produtoras de todo o país.
A edição deste ano, que segue sua missão de
evidenciar a força da mulher no agronegócio, será promovida nos dias 25, 26 e
27 de outubro, com o tema “Digital & Agregação de Valor. A nova liderança
no Agro”. As discussões estarão focadas em mostrar mudanças profundas no setor
em uma nova cultura empresarial, uma nova visão dos negócios e um novo timing
gerencial das operações, ou seja, um novo perfil de liderança.
Sobre o Todos a Uma Só Voz
Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta
com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham
unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular
a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras. O
Movimento tem o apoio institucional da ESALQ-USP, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIA,
ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, AGROLIGADAS,
AGRORESET, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJA-RO, ASBRAM, CAPITALISMO
CONSCIENTE, CECAFÉ, CICARNE, CLIMATEMPO, CONGRESSO DAS MULHERES, FENEP, GRUPO
MULHERES DO BRASIL (COMITÊ AGRONEGÓCIO), IBÁ, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, MKT DO
AGRO, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, YAMI. Tem o
apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca,
RCom, RV Mondel, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Tem diversos veículos de
comunicação e o patrocínio da CropLife.
http://www.todosaumasovoz.com.br
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