Especialistas explicam metodologia de forma simples e eficaz para estimular a escrita acadêmica e foco na pesquisa
Um estudo feito pelos pesquisadores, professor
Cassio Hartmann, professor Gabriel César Dias Lopes, professor Fábio da Silva
Ferreira Vieira e professor Bensson V. Samuel, pela
Logos University International, UniLogos, nos Estados Unidos e
publicado na CPAH Scientific Journal of Health, tem como
objetivo ajudar os estudantes brasileiros a confeccionar artigos científicos
para serem pesquisadores.
Os especialistas revelam um dos segredos: “o bom
planejamento é uma das características mais importantes de uma pesquisa
científica de qualidade. Mesmo que não assegure o sucesso do artigo,
monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, planejar confere à
pesquisa boa qualidade.”
O trabalho dos especialistas facilita o acesso ao
conhecimento, mesmo diante da falta de investimentos no setor. De acordo com
dados recentes do Relatório de Ciências da Unesco, 80% dos países do mundo
investem menos de 1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em Pesquisa e
Desenvolvimento (P&D).
Apesar de ter ocorrido um aumento de 20% nos
investimentos globais em ciência e tecnologia entre os anos de 2013 e 2018, há
uma desigualdade demarcada pela excessiva concentração em alguns países. Desses
20%, 63% representam investimentos de China e Estados Unidos somados. O Brasil
destina cerca de 1,15% de seu PIB em P&D. Entre 2014 e 2018, período
analisado no Relatório, o total aplicado em ciência diminuiu quase 16%, com
queda de 50% no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e
Comunicações (MCTI).
Os estudantes vão enveredar no cenário da escrita
acadêmica, que deve ter uma estruturação do desenvolvimento bem estruturada por
etapas - do início do planejamento, desde o projeto até a conclusão do
trabalho.
Cassio Hartmann - professor de
Educação Física SEM FRONTEIRAS DA FIEP-BRASIL/ Delegado Nacional Adjunto da
Federação Internacional de Educação Física FIEP/ Secretario e Imortal da ABEF –
Academia Brasileira de Educação Física/ Conselheiro CREF 19AL / Professor de
Educação Física do Instituto Federal de Alagoas/IFAL e doutorando em saúde
coletiva com ênfase em Educação Física.
Dr. Gabriel César Dias Lopes - PhD Professor e Orientador Doutor em Educação/
PhD em Psicanálise Clínica Presidente da LUI
–Logos University Int.Professor/ MembroImortalda ABEF
–Academia Brasileira de Educação Física
Fábio da Silva Ferreira
Vieira, co-orientador/Doutor em Ciências do Movimento Humano / Mestre em
Educação Física / Especialista em Fisiologia do Exercício/ Delegado Adjunto da
Federação Internacional de Educação FísicaFIEP-PR.
Bensson V. Samuel - professor de Ciências e
Médico/ Bacharel em Medicina Poznan University of Medical
Science, Poland/ Bacharel em Ciências Médicas e Laboratoriais
(Cito-Tecnologia) University of Connecticut, Storrs, CT,
USA /Especialista em Clínica GeralQueen Mary University/
Especialista em Urgência e Emergência Medvarsity-Apollo Hospital/
Doutorado em Liderança e Gestão Estratégica
London School of Internation Business /Doutorado
PhD: Pan-American University -Health Care Management /
Doutorado PhD: Swiss Open University in Economics.
(
MF Press Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário