Dígitro Tecnologia aposta em soluções criptografadas e
armazenadas em servidor próprio para garantir estabilidade das conversas
WhatsApp,
Instagram e Facebook sofreram um apagão global de mais de seis horas durante a
segunda-feira, 4, deixando apreensivas empresas que dependem dos sistemas para
vender, promover marcas ou apenas se comunicar com seus clientes e
fornecedores. O episódio expõe como a concentração dos serviços de comunicação
pode causar abalos para o mundo dos negócios e reforça uma premissa importante:
a da segurança na comunicação.
“A
pandemia acelerou a digitalização no mundo dos negócios. Hoje, as empresas se
apoiam na tecnologia para vender, prestar serviços, atender clientes e também
para fazer a gestão dos seus negócios”, afirma o diretor de relações com o
mercado da Dígitro Tecnologia, Octávio Carradore.
A empresa, que atua com soluções Software as a Service (SaaS), além de seu
portfólio on premise, sentiu um crescimento na demanda por soluções de
Comunicação Corporativa ao longo dos últimos dois anos. A migração das equipes
para o formato home-office e o avanço da telemedicina em função das restrições
sanitárias impulsionou a procura por serviços de troca de mensagens de texto,
voz e vídeo integrados.
“Alguns
pensam que estão fazendo uma opção mais barata, porque se trata de uma solução
gratuita. No entanto, a empresa pode ficar exposta, perder informações
relevantes de seus clientes ou ainda ficar sem o serviço, como aconteceu essa
semana”, avalia Carradore. O avanço dos aplicativos de mensagem em substituição
ao uso de e-mails também é uma tendência que reforça a necessidade de as
empresas buscarem soluções de comunicação corporativas. Entre as vantagens de
investir em um software próprio está a segurança e o controle do acesso às
informações.
Entre
os produtos da Dígitro Tecnologia está o UNA,
uma plataforma de comunicação unificada corporativa que integra mensagens de
texto, voz e vídeo na nuvem ou on premise. Diferente de outros
aplicativos para conversação instantânea, o UNA oferece vantagens corporativas
e de segurança aos usuários. Além disso, se conecta com outras plataformas de
telefonia e redes telefônicas, assim como aplicativos de mensagens e redes
sociais, com capilaridade para manter o atendimento ao cliente mesmo em home
office.
Uma
outra vantagem é que as informações trocadas entre o usuário externo e o
colaborador interno ficam armazenadas no UNA. Assim, a empresa mantém o
controle e histórico das conversas com cada cliente, mesmo em caso de perda ou
roubo do celular e ainda considerando desligamento do colaborador.
As
informações são trocadas em um ambiente seguro, criptografadas, e armazenadas
no servidor da empresa. Há possibilidade de transformar uma comunicação de chat
em uma videochamada, permitindo a interação rápida e facilitada entre as
pessoas.
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