Ação tem por objetivo dar apoio e oferecer assistência a pessoas que apresentam quadros depressivos e ansiosos; pandemia colaborou para crescimento de casos
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O Projeto Help preparou para abril e
maio uma ação especial de apoio a pessoas que estão abaladas psicologicamente.
Voluntários do projeto elaboraram milhares de mensagens de acolhimento, a serem
oferecidas em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias
responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás,
respectivamente. As mensagens serão colocadas nos nichos de leitura de algumas
estações segunda-feira, dia 26 de abril, e 3 e 10 de maio, para serem retiradas
pelos passageiros.
Atualmente, com as medidas de restrição
do governo para evitar o contágio da covid-19, o atendimento presencial foi
substituído pela distribuição das cartas. Nas mensagens também consta o
telefone 4200-0034, para quem precisar conversar com um voluntário. Paralelamente
a essa ação, nos nichos de leitura das 27 estações da ViaQuatro e da
ViaMobilidade, os passageiros encontram livretos contendo informações
científicas sobre depressão e saúde mental.
O Projeto Help costumava atuar
presencialmente nas estações de metrô. Nas ações, os passageiros podiam
conversar com os voluntários no "Cantinho do Desabafo", um espaço
reservado para uma escuta fraterna, segundo Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o
Cadu, coordenador do Projeto Help, uma iniciativa criada em São Paulo há mais
de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal.
O voluntário ouve a pessoa sem julgar,
motivando-a a encontrar saídas para o que a aflige. Os desabafos giram em torno
de temas como saúde, questões financeiras e dificuldade de relacionamento -
situações que se exacerbaram com a pandemia de coronavírus. "Essas
questões muitas vezes são gatilhos para problemas depressivos sérios, que podem
colocar em risco a saúde da pessoa", alerta Cadu.
Cadu avalia que o momento pede atenção
especial. Segundo ele, nos primeiros meses do ano passado, apenas 5 pessoas
procuraram o "Cantinho do Desabafo" na Estação Largo Treze, um dos
pontos da ação. Em setembro de 2020, com a pandemia já consolidada, o projeto
recebeu 30 pessoas no cantinho da Estação Capão Redondo.
Somando todas as escutas realizadas em
2020, a média de atendimentos nas linhas foi de 65 pessoas. Para se ter uma
ideia do crescimento, apenas em janeiro e fevereiro deste ano o cantinho
recebeu 40 pessoas.
Em diversas situações, durante a escuta,
os voluntários orientam a pessoa a buscar ajuda especializada. O resultado
surpreende os integrantes do projeto. "Muitos só precisam ser
ouvidos", diz Cadu. Para outros, no entanto, o atendimento não se encerra
ali. Ele relata dois casos recentes, ocorridos em Capão Redondo. "Recebi
dois rapazes em muito sofrimento, dispostos a desistirem de tudo. Um deles me
procurou depois, na madrugada, desesperado". A conversa e o apoio o
fizeram se acalmar e a enxergar perspectivas.
Para fazer parte do grupo, composto por
pessoas jovens que, na maioria, superaram problemas psicológicos, os
voluntários passam por um treinamento com especialistas da área da saúde
mental.
"Em um momento como este que
estamos vivendo, o apoio a quem está enfrentando problemas é essencial e, de
fato, pode transformar vidas", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação
e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.
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Campanha Sua saúde mental é essencial - oferta de cartas motivacionais e cartilha sobre saúde mental nos nichos de leitura das estações:
Na ViaQuatro - Linha 4-Amarela
Dias 26 de abril e 3 e 10 de maio - das 10h às 16h: nas estações São
Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, República e Luz.
Na ViaMobilidade - Linha 5-Lilás
Dia 26 de abril - das 10h às 16h: nas estações Capão
Redondo, Campo Limpo e Largo Treze
Dias 3 e 10 de maio - das 10h às 16h: nas estações
AACD-Servidor, Hospital São Paulo e Santa Cruz
Sobre a ViaQuatro:


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