Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Natal sem glúten: como fazer a tradicional rabanada para celíacos?

Receita leva batata doce, farinha de arroz e aveia, garantindo segurança alimentar e sabor para a sobremesa


Só quem convive com uma restrição alimentar sabe o quanto é difícil ficar sem comer certos alimentos. Nas festas de fim de ano, cheias de pratos e ingredientes tradicionais, a situação fica um pouquinho mais complicada. Para desenvolver um cardápio mais inclusivo para os celíacos, a Vapza convidou as especialistas em food styling Giulia de Almeida Massutti e Graziela D’Angelo da Agregare (instagram.com/_agregare). A receita de rabanada sem glúten é feita com pão a base de batata doce, farinha de arroz e aveia – e pode ser levada à airfryer. “A proposta é aliar praticidade e sabor, garantindo também a segurança alimentar e o espírito natalino para os celíacos”, destaca o CEO da Vapza Alimentos, Enrico Milani.

 

RABANADA SEM GLÚTEN

 


*Para o pão de batata doce de liquidificador*

 

INGREDIENTES:

250g (1 pacote individual) de batata doce em cubos Vapza 

½ xícara de água

4 ovos  

1 colher de chá rasa de sal

½ xícara de farinha de arroz

½ xícara de aveia em flocos finos

1 colher de sopa de fermento biológico seco

 

MODO DE PREPARO:  

No liquidificador, adicione a água, os ovos e a batata doce em cubos Vapza e bata bem. Acrescente então o sal, a farinha de arroz e a aveia. Bata até formar uma massa homogênea. Adicione o fermento biológico seco e misture com uma espátula (não bata). Adicione essa massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo de coco e deixe a massa crescer por 1 hora. Após esse tempo, leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos.

 

*Para a rabanada*

 

INGREDIENTES:

Fatias de pão de batata doce de liquidificador amanhecido

2 xícaras de (chá) de leite vegetal (ou desnatado)

1 colher de (sopa) de xilitol (ou outro adoçante culinário)

1 colher de (chá) de essência baunilha 

1 ovo batido + 1 clara

1 colher de (chá) de canela em pó 

1 colher de (chá) de leite de coco em pó 

Xilitol para polvilhar (opcional)

 

PREPARO

Passe as fatias de pão na mistura do leite vegetal com o xilitol e a essência de baunilha. Em seguida, passe no ovo batido junto com a clara. Coloque as fatias arrumadas em uma assadeira untada com óleo de coco. Leve ao forno pré-aquecido em 200°C até dourar ou à AirFryer a 200°C por 14 minutos (virando na metade do tempo). Retire do forno ou AirFryer e polvilhe uma misturinha de canela, leite de coco em pó e xilitol a gosto. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados