Com 2020 caminhando para a reta final, as ideias e
projetos para o próximo período já precisam estar em voga
Poucos dias nos separam do final de mais um ciclo. E que ciclo! 2020, sem dúvidas, será inesquecível para a maioria das pessoas pela quantidade de turbulências enfrentadas em todo o mundo. A pandemia chegou e praticamente obrigou as pessoas a saírem de suas zonas de conforto e se reinventarem. Agora, com o ano se aproximando de seu fim, chegou a hora de olhar para 2021 e planejar, como destaca Thiago Shimada, mentor de donos de negócio. “Em 2020 a palavra de ordem era sobreviver. Agora é a hora de pensar novamente na empresa, diante de tudo que aconteceu”.
O imediatismo vivido em 2020, devido a falta de previsibilidade gerada pela grande instabilidade em diversos contextos, precisa ficar neste ano. Após um período vivendo mês a mês, as coisas começam a acalmar pelo país e ao redor do mundo: a expectativa de uma vacina já existe, o que nos faz vislumbrar um horizonte mais equilibrado do que os últimos meses. Para isso, Shimada destaca as duas palavras de ordem do momento: moderação e planejamento.
Ainda que estejamos na expectativa de melhorias é preciso manter
os pés no chão. Para isso, se planejar ajuda na busca por dias melhores e mais
tranquilos no próximo ano. Com dicas, dispostas abaixo, Thiago Shimada busca
auxiliar os donos de negócio em um 2021 mais próspero do que o ano atual.
1. Planejamento Anual x Semestral
Se antes pensávamos em um período mais longo, a ideia é que,
agora, o pensamento seja um pouco mais curto. A moderação, vale lembrar, é
fundamental nesse momento de transição de cenários. Ao pensar em 2021, olhe
primeiro para os seis meses iniciais para, depois, pensar mais a frente.
2.
Foco na estratégia de negócio
Pare e reflita onde, de fato, você deseja chegar com o seu
negócio. Lembre-se que os cenários sofreram relevantes alterações e precisam de
uma nova roupagem. Coloque no papel tudo aquilo que você deseja e, então, pense
em como traçar uma estratégia para alcançar cada ponto.
3.
Pense em inovação
O momento praticamente obrigou que as empresas se virassem do
avesso. As pessoas se reinventaram e, muitas vezes, descobriram novos pontos
possíveis de explorar no negócio. Adote tal “revirada” na sua empresa. Pense no
que é possível inovar no que se tem hoje. Se antes o negócio era totalmente em
loja física e passou para o online, entenda isso como uma inovação e veja o que
pode fazer para aprimorar, ainda mais, o que se tem hoje.
4.
Movimente-se!
A pandemia nos mostrou que, independente do que aconteça, o
segredo é: não fique parado. Se movimentar, reinventar é essencial para manter
o negócio vivo. Com a oferta e demanda ainda desiquilibrada e muitas empresas
buscando se reestabelecer é hora de ganhar mercado. Pense em novos públicos que
antes você não atingia e podem passar a alvo agora. Não estar parado significa
se manter em constante desenvolvimento. Pense nisso!
5.
Ouça sua equipe
Se tem uma lição vinda de 2020, ela é: ninguém faz nada sozinho.
Ouça seu time, entenda possíveis melhorias que podem vir de quem está na
operação, mais perto do processo do dia a dia. Busque entender a visão que eles
têm da empresa, o que esperam do futuro. Às vezes, estamos buscando uma solução
em lugar distante e ela pode estar dentro de casa.
Thiago Shimada - CEO
da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no
varejo, experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa
dedicação no estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos,
mais de uma centena de empresas, que variam de startups a companhias que
figuram entre as 1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a
marca de mais de R$ 35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de
seus clientes.
https://academiadamarca.com.br/
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