Após o ano atípico vivido devido à pandemia, a época é de repensar para vislumbrar um próximo período melhor
O ano de 2020 ficará sempre marcado pelas incertezas, em quesitos
pessoais e profissionais, devido à pandemia do novo coronavírus. O período
atípico fez com que, muitas vezes, mesmo fazendo tudo certo, a pessoa visse um
resultado errado no final. Mas a hora agora não é de reclamar e sim de olhar
para frente, como destaca Thiago Shimada, mentor de dono de negócios. “Não
adianta chorar o leite derramado, o que eu posso fazer para ser diferente para
que 2021 não seja igual a 2020”.
Falar em melhorias após meses tão complicados e difíceis para
todos, pode parecer muito distante. No entanto, isso não é verdade. Seguindo
alguns passos, listados a seguir por Shimada, é possível conseguir visualizar
dias melhores em um futuro breve.
1. Aceitação
O primeiro ponto para qualquer situação difícil é aceitar que está
nela. Feito isso, é possível entender a realidade em que se está e constatar a
situação na qual se encontra. Uma vez que se tem consciência sobre o cenário
vivido, fica mais fácil ver com clareza quem você é e o contexto no qual está.
2.
Entenda sua vida atual
Divida sua vida em duas partes: profissional e pessoal. Na
primeira, entenda a saúde do seu negócio, a parte financeira. Analise se o
produto/serviço oferecido ainda é demandado como antes. Junto a isso, entenda a
parte de recursos humanos disponível, para que a análise seja feita de forma
completa. Do lado pessoal, entenda como está a saúde em quatro pontos: física,
mental, afetiva e financeira. Mapeando estes itens, será possível entender, na
totalidade, como você está hoje.
3.
Faça uma desintoxicação
Neste item, começa um passo a passo que te auxilia a
contextualizar a sua necessidade. O primeiro ponto é se distanciar de tudo
aquilo que te gera um sentimento negativo. Quando se está triste, fragilizado,
a última coisa necessária é ficar perto daquilo que ajude a aumentar essa
sensação ruim. Por exemplo: se afaste de pessoas negativas, invejosas, mídia e
consumo de redes sociais em excesso, pessoas difíceis. Para novos tempos
é preciso se concentrar naquilo que você vai viver a partir do agora.
4.
Realize um saneamento
financeiro
Tanto na vida quanto no negócio, dedique um momento a parar e
fazer as contas de modo que elas caibam no que você pode pagar hoje. Uma
estratégia aqui é concentrar todas as suas dívidas em um só ponto. Calcule um
valor para pagamento à vista de tudo que é devido. Se necessário, faça um
parcelamento desse acordo, de modo que as prestações caibam no seu orçamento.
Uma vez que o saneamento financeiro for feito, você volta a ter fôlego, ganha
ar, tem mais sanidade mental e consegue se conectar melhor com a realidade.
5.
Tenha aliados emocionais
Qualquer mudança realizada na vida, pessoal ou profissional, é
preciso se ter uma força emocional por trás. Para isso, nada melhor do que
pessoas que você confia e ama com você. Traga para perto aliados emocionais,
tenha sua base com você. Divida essa missão, seja com apoio emocional ou com um
afago, que te leve a um estágio positivo, que te faça sentir bem e mais feliz.
O bem-estar em dia é fator fundamental para se reorganizar, qualquer que seja o
contexto.
6.
Faça aquilo que sabe de melhor
Após “arrumar a casa”, volte a olhar com carinho para o seu
negócio. Liste tudo aquilo que você sempre fez e deu certo. Traga isso de
volta, independente de ter um cunho moderno ou não. Coloca sua energia em
repetir o que você sempre desenvolveu com sucesso na sua empresa. Esse
movimento e contínuo tende a desintoxicar, ainda mais, e tirar a cabeça debaixo
da terra, para conseguir voltar a respirar. Nesse momento, será possível
repensar e planejar o ano. Porque, aí sim, você estará em condições para isso.
A mensagem central é: cuide de você. Comece cuidando da base e depois vá
fazendo aquilo que você faz de melhor. Dessa maneira, você certamente
conseguirá se distanciar da derrota de 2020 e carregar 2021 com excelência.
Thiago Shimada - CEO da
Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo,
experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no
estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma
centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as
1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$
35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.
https://academiadamarca.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário