O ano de pandemia transformou os mercados e aumentou a busca
pelo marketing digital; o empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube,
Alex Vargas, explica
alguns termos do marketing digital que são muito falados, mas nem sempre
entendidos
Durante
este último ano, a realidade das pessoas foi completamente transformada. Os
métodos de trabalho para quem tem negócios de forma física e online foram
completamente modificados para se adaptarem à transformação digital que foi
acelerada devido à pandemia. Para se ter uma ideia, a pesquisa Perfil do
E-commerce Brasileiro, realizada pelo Paypal Brasil em parceria com a Big Data
Corp, aponta que o e-commerce bateu um recorde em 2020, totalizando mais de 1,3
milhão de lojas online, e alcançando um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.
Para ter sucesso em meio à esta nova realidade digital, as pessoas buscaram começar a entender mais sobre o marketing digital. Para o Alex Vargas, empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, junto com isso vieram os termos de marketing que muitas pessoas falam, mas nem todas entendem. “Para entender os termos que são falados neste meio é importante começar entendendo o que realmente é o marketing digital. Acredito que o principal ponto que deve ser enfatizado é que este marketing é uma forma de usar estratégias para divulgar seus produtos e desenvolver a sua marca que pode criar uma conexão maior com os seus consumidores”, explica.
Para além disso, não basta somente entender o que é marketing digital, mas também saber como fazê-lo para conseguir alcançar os resultados desejados. “Em meio a esse cenário de pandemia, o marketing digital está salvando os negócios. Mas é necessário tomar alguns cuidados para mirar em estratégias certeiras: o maior erro que muitos negócios vêm cometendo é não entenderem como as estratégias devem ser aplicadas e não terem uma estrutura robusta - simplesmente criam a loja e não seguem um posicionamento. Hoje, é visível que qualquer negócio, seja físico ou online, deve ter um posicionamento de marketing digital”, complementa.
Pensando
nisso, o especialista listou alguns termos importantes que envolvem o marketing
digital. Confira:
1.
Público-alvo: se o e-commerce já existe é preciso
partir do pressuposto que ele precisa ter um público-alvo para determinar as
ofertas dele e o nicho que está inserido. “A determinação do nicho é
fundamental para criar um passo a passo do e-commerce. É preciso definir se vai
vender produtos relacionados a saúde, moda, decoração ou outros. Além disso, é
fundamental saber com quem você fala. O e-commerce pequeno deve focar em um
nicho específico, porque fica mais difícil concorrer com os grandes que
oferecem diversos produtos e fazem grandes investimentos em ações de marketing
e publicidade”, explica.
3.
Marketing de relacionamento: um dos principais pontos para conseguir
mais engajamento é criar uma relação de confiança com o consumidor para que ele
compre da marca e seja fiel a ela. “Hoje em dia, é ainda mais essencial para
quem busca impulsionar suas vendas, direcionar as ações para os clientes,
fazendo com que eles se sintam valorizados. Isso pode ser feito informando o
cliente de ofertas e descontos, criando programas de fidelidade, realizando
pesquisa de satisfação e até mesmo investindo em um serviço de atendimento ao
cliente. Essa é a base do marketing de relacionamento e também uma forma de
manter seus clientes satisfeitos e encontrar novos publicos”, entende o especialista.
3.
Marketing de conteúdo: o principal objetivo dessa estratégia é
criar e divulgar conteúdos para o público-alvo da empresa, fazendo com que os
clientes criem uma identificação com a marca. “Acredito que o principal ponto é
montar um conteúdo que tenha consistência, seja em qual for a plataforma
utilizada. Essa também é uma maneira de mostrar ao Google que o site tem um
conteúdo bom e que atrai o cliente. Além disso, essa estratégia gera valor e
aumenta o engajamento da audiência, e também facilita a segmentação da
audiência, já que é justamente quando pode se referir ao seu público-alvo de
forma personalizada”, complementa.
4.
Remarketing: essa é uma outra poderosa estratégia de
anúncios que, em alguns momentos, não recebe o crédito merecido. “O remarketing
basicamente se baseia em criar anúncios para quem já teve contato com alguma
oferta da loja. Se alguém visita a página de um produto, os anúncios de
remarketing "vão seguir" a pessoa, onde quer que ela vá na internet.
Unindo todos esses pontos é possível ter uma estratégia de marketing digital e
de conteúdo que ajude a alavancar seu negócio. Essa é uma forma de ajudar a
alavancar as suas vendas e alcançar aquele público que já demonstrou interesse
em seu produto ou serviço”, diz o especialista.
5.
Facebook Ads e Google Ads: essa é uma forma de fazer publicidade
online direcionada aos visitantes do seu site. É normal que os visitantes não
comprem produtos na primeira visita ao site, então essa é uma ótima opção para
exibir produtos visualizados recentemente em forma de patrocínio dentro da rede
social. “Quando as pessoas optam por criar campanhas de remarketing, é
importante levar em consideração os produtos que têm mais destaque no site.
Dessa forma, é mais fácil saber os principais interesses dos usuários, além de
aumentar as chances de obter boas taxas de conversão. Também é uma maneira de
atingir de forma específica não somente quem já visitou o site, mas também
pessoas que procuram por produtos relacionados ao que a pessoa vende”, explica
Vargas.
6.
Afiliado de plataformas: outra alternativa para quem não quer
precisar de produtos para vender e nem de qualquer tipo de investimento, é
preciso apenas entrar em plataformas como Hotmart e Eduzz e se afiliar aos
ítens que estão disponíveis gratuitamente. “Com isso, é preciso iniciar a
divulgação dos produtos e ganhar uma comissão por cada venda. As comissões
variam entre 40% até 70% de cada produto, então são valores bem altos. Na
Hotmart, por exemplo, se a pessoa se afilia e começa a vender um produto de
R$500 reais, há chances dela ganhar até R$300 reais em cima dele. Ser um
afiliado é uma das melhores formas de começar do zero para ter uma renda
extra”, acredita.
7.
Produtor digital: nas mesmas plataformas para ser um
afiliado, também existe a opção de ser um produtor. “Neste caso, se o
interessado tem algum conhecimento e gostaria de compartilhar, poderá criar
produtos digitais como e-books, palestras, cursos e vender na plataforma,
podendo assim ganhar uma renda extra em cima. Nessas plataformas, há produtos
de todos os tipos. Com base nos seus conhecimentos, você pode criar um produto
digital e vender para quem tiver interesse. Ser um produtor é uma forma legal
de se trabalhar, já que torna-se possível falar sobre algo que gosta, gerando
grandes retornos financeiros”, complementa.
8.
Dropshipping: essa também é uma ótima estratégia para
quem deseja trabalhar com vendas, mas não quer precisar de estoque. “Quando um
consumidor for comprar algum produto oferecido na loja virtual, o trabalho será
apenas avisar o seu fornecedor do pedido que recebeu e ele mesmo irá enviar
direto para quem comprou. Existem pessoas que não acreditam muito nessa forma
de ganhar dinheiro, mas funciona bastante. Se o fornecedor vende o produto por
certo preço, você irá vender por um valor um pouco maior e irá ganhar dinheiro
somente por essa intermediação. Existem pessoas que ganham muito dinheiro
trabalhando dessa forma, é realmente válido tentar”, defende Vargas.
9.
Técnicas de SEO: para atrair consumidores de forma
orgânica, a melhor estratégia é o tráfego orgânico gerado pelo Google que pode
ser conquistado implementando boas estratégias de SEO (Search Engine
Optimization). “Uma das melhores formas de trabalhar é com o chamado “SEO On
Page”, em que são trabalhadas técnicas dentro do próprio site para melhorá-lo e
atrair mais buscas. As técnicas devem ser aplicadas nos sites ou conteúdos para
ajudá-los a ficarem melhor posicionados, e assim, os sites começam a receber
mais tráfego e, consequentemente, têm mais chances de aparecer na primeira
página de buscas do Google”, explica.
10.
Linkagem externa: uma das principais técnicas de SEO, a
estratégia de linkagem externa funciona de forma que outros sites apontam para
o seu site e conteúdo por meio de links. “Para que isso aconteça, o mais
necessário é criar um bom conteúdo para que outras pessoas referenciam o seu
texto ou site quando falarem sobre determinado assunto. Parcerias com outros
sites também podem ser uma boa opção. Essa linkagem externa ajuda a mostrar ao
Google que o site é bom e a receber mais cliques, aumentando o rankeamento nas
buscas”, conclui o especialista.
Nucleo Expert
Alex
Vargas - Desenvolveu dezenas de negócios na Internet. É criador de diversos
treinamentos online, com destaque para o Fórmula Negócio Online que é considerado o treinamento mais
indicado para quem quer começar um negócio do zero. Reconhecidamente como um
dos mais bem sucedidos profissionais de marketing digital do Brasil. Desenvolveu os melhores
treinamentos para empreendedores digitais, profissionais de marketing e
afiliados da atualidade.Reconhecido pelo mercado como um dos melhores copywriters da atualidade. Criou cartas de vendas de
altíssima conversão. Desenvolveu diversos negócios na Internet. Ganhou o prêmio
de Empreendedor Digital do ano de 2019 do Afiliados
Brasil.Motivador de pessoas. Aborda pontos de motivação e mindset para criação
de negócios altamente lucrativos.
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