Pedagoga lista seis dicas
que poderão deixar o momento de ler mais prazeroso para toda a família
Todas as crianças, sem exceção, gostam de
ouvir histórias. A leitura de livros, além de divertir estimula a criatividade
e a imaginação dos pequenos. Para comemorar o Dia Mundial do Livro
(24/04), a pedagoga Bruna Duarte Vitorino listou algumas dicas para deixar o
momento ainda mais gostoso. Confira:
1.
Procure
ler com frequência para a criança em casa;
2. Estimule
brincadeiras sobre o livro lido, como desenhar a cena que mais gostou ou
utilizar bonecos para reproduzir a história;
3. Utilize
a história do livro para associar à vivência da criança, durante um passeio ao
parque, ou chamando a atenção para algo que apareceu no livro, como uma flor,
ou um trem, para incentivar uma conversa sobre o assunto e explorar o
conhecimento adquirido com o exemplar;
4. Não
force a leitura. Mesmo quando ela já está conhecendo algumas palavras é
importante cultivar este momento de interação com as crianças;
5. Escolha
livros com um conteúdo pelo qual elas se interessem, para proporcionar um
momento prazeroso em família;
6. Deixe
os livros acessíveis para que a criança possa pegá-los a qualquer momento,
mesmo que ela ainda não leia, deixe-a experimentar a sensação de folhear um
livro e imaginar a história.
“Além do desenvolvimento motor, a criança
deve ser instigada à capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de interpretar
os estímulos do ambiente para tomada de decisões. Por isso, é importante
introduzir a leitura desde os primeiros anos de vida”, diz Bruna, que já tem
mais de 15 anos de atuação na área de educação e atualmente é coordenadora do
setor pedagógico do Kumon.
É nesta fase que os livros se tornam fortes
aliados dos pequenos, ajudando-os a perceber a realidade que os cercam, ter
contato com diversas experiências, aprender vocabulários e a ativar a
imaginação. Nesse primeiro período, devido a criança ainda não ser capaz de
entender o que está escrito, é necessário realizar a leitura passiva, ou seja,
em voz alta. Dessa forma, os adultos irão intermediar o acesso dos pequenos aos
livros por meio da fala, do diálogo, da interação e atividades lúdicas.
Para tanto, é interessante separar um momento
e espaço para leitura. O local deve ser silencioso, confortável e sem muitos
objetos que possam tirar a atenção, principalmente quando se trata de bebês.
Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança, ela está conhecendo
o mundo por meio das palavras. Por isso, tenha cuidado para a “leitura” não se
tornar “obrigação”, caso contrário, não lhe despertará o gosto pelos livros.
Faça do momento uma oportunidade para
intensificar a relação da família com o pequeno. Aproveite para estimular o
convívio social. E se lembre de escolher materiais ilustrativos e descritivos.
Deixe a criança tocar e apreciar o material, a fim dela se familiarizar com o
livro. Estimule sensações e demonstre entusiasmo com a leitura. A contação de
história é um momento de lazer, então crie vozes para os personagens e o
narrador.
A pedagoga ainda ressalta que é normal a
criança pedir para os pais lerem o mesmo exemplar mais de uma vez. “O fato
delas desejarem que o mesmo livro seja relido várias vezes é porque se sentem
felizes e desejam vivenciar repetidamente a mesma experiência. Reler para ela
faz com que o cérebro dela trabalhe ativamente e assimile o vocabulário mais
facilmente”, finaliza Bruna.
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