A transformação digital tem sido vista pelas
empresas como uma verdadeira tendência. Já virou um dogma no mundo dos negócios
a ideia de que é preciso estar presente nos ambientes digitais para ser visto
e, consequentemente, sobreviver. Com isso, a demanda por consultorias e
profissionais que realizam esse tipo de serviço tem crescido cada dia mais.
Embora
seja um dos termos mais utilizados na TI, as definições para a transformação
digital variam. O que se pode afirmar é que se trata da inclusão das tecnologias
digitais em todos os setores de um negócio, para torná-los mais eficientes e
eficazes, mudando profundamente como a empresa atua e agrega valor aos
clientes. A ideia é usar a tecnologia não apenas para replicar um serviço
existente em um formato digital, mas também para usá-la para transformar esse
serviço em algo significativamente melhor para o usuário final.
De
modo geral, ainda há muita confusão sobre o que é e como é feita uma
transformação digital. Esse equívoco acontece porque as expectativas dos
clientes e as necessidades das empresas nunca são iguais e estáticas. Para
ajudar a desmistificar esse processo tão importante, selecionei cinco mitos
sobre transformação digital.
#1. Transformação digital só tem a ver com tecnologia – Esse processo não envolve apenas
tecnologia, mas, essencialmente, a mudança de cultura da empresa e o modelo de
negócios. São ações necessárias para atingir o sucesso e que envolvem aspectos
tecnológicos, claro, como computação em nuvem, Internet das Coisas, Blockchain,
Big Data, Inteligência Artificial, UX, metodologias ágeis, entre outros.
Contudo, a tecnologia é um meio, não um fim.
#2. É um processo pontual – Um dos maiores equívocos de quem quer promover a transformação
digital em sua empresa é focar em objetivos de curto prazo. Como ressaltei
anteriormente, é preciso trabalhar em todos os processos e áreas, sempre
pensando caso a caso com o compromisso de modificar a cultura e estrutura
organizacional, o legado dos antigos processos de negócios, além das tecnologias
e metodologias de trabalho.
#3. Fazer mudanças bruscas e muito rapidamente – A transformação digital é uma das
principais maneiras de organizações já estabelecidas competirem com empresas
mais ágeis e digitais. Esses projetos costumam ser grandes em escopo e ambição,
mas não estão isentos de riscos. Por isso, é preciso planejamento e cautela ao
executar ações, sempre buscando agir de maneira precisa e com foco no cliente.
Nem sempre isso é rápido.
#4. Consultoria é dispensável – Por ser um processo bastante delicado e que envolve o
engajamento de diversas áreas da empresa, para que a maioria das organizações
sejam bem-sucedidas, é indispensável a parceria com consultorias externas
experientes, que entendam das melhores práticas, bem como das realidades
operacionais e preocupações do negócio. Nada como um olhar externo, para que se
veja o que quem está envolvido no negócio não consegue ver sozinho.
#5. Falta de comunicação entre cliente e consultoria – Como qualquer trabalho em parceria, a
transformação digital é uma via de mão dupla. Todas as partes envolvidas
precisam estar alinhadas quanto a objetivos, expectativas, dificuldades e
definições. Antes, durante e depois da consultoria, é preciso manter a
comunicação clara e objetiva para que não haja dúvidas quanto aos resultados.
Tudo que
envolve tecnologia geralmente leva a dúvidas, especialmente no público que não
trabalha diretamente com essas ferramentas. Isso é natural, uma vez que a
própria linguagem tende a ser mais técnica e complexa. O papel das consultorias
de transformação digital é, portanto, trazer essas informações à tona de
maneira simples, não só para seus clientes, mas para todos. Assim, poderemos
dar adeus aos mitos e ficar apenas com a realidade incrível da transformação
digital!
Marcelo Pires - sócio-diretor da Neotix Transformação Digital. Designer de formação, escultor
nas horas vagas, trabalha com design aliado à tecnologia há mais de 20 anos.
Especialista em usabilidade, é o responsável pela direção de criação de
projetos interativos na Neotix, caminhando pelas áreas de tecnologia, inovação, design, UX
e transformação digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário