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terça-feira, 9 de maio de 2017

Robozinho do Poupatempo já enviou e recebeu 13 milhões de mensagens



Atendente virtual ajuda usuários a agendar dia e hora para ser atendido na central de serviços públicos


O atendente virtual do Poupatempo já trocou cerca de 13 milhões de mensagens com usuários da central de serviços públicos do Estado de São Paulo, em quatro meses de testes. O Poupinha, que atende pelo portal do Poupatempo e também pelo Messenger, no Facebook, foi desenvolvido para ajudar os cidadãos a marcar dia e hora para atendimento. O objetivo é garantir conforto para 180 mil pessoas atendidas por dia nas 72 unidades do Poupatempo.
 
Desde que entrou em testes, no dia 28 de dezembro, o robozinho realizou 786,5 mil chats com usuários e concluiu 348,5 mil agendamentos. Capaz de ‘conversar’ em linguagem natural, o robô chega a ser confundido com um atendente humano e já recebeu quase 70 mil mensagens com expressões como ‘muito obrigado’ e ‘Deus te abençoe’.
 
“O Poupinha está ajudando São Paulo a usar os recursos públicos de forma mais eficiente”, afirma Ilídio machado, diretor do Departamento de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa responsável pela gestão do Poupatempo. Além de assegurar mais conforto aos usuários, o agendamento também distribuir a demanda de maneira uniforme ao longo do expediente, evitando deixar o sistema e os funcionários sobrecarregados ou com ociosidade.
 
O Poupinha é um dos exemplos das novas tecnologias que o Poupatempo utiliza para que o atendimento seja cada vez mais ágil e eficiente, favorecendo os cidadãos e também contribuindo para o uso inteligente dos recursos públicos. 

Ele foi desenvolvido pela Nama – Inteligência Artificial,  uma das empresas de tecnologia que participaram da iniciativa do governo de São Paulo de abrir as portas para startups interessadas em apresentar soluções tecnológicas para os serviços públicos, dentro do programa denominado Pitch Gov. Outras 11 empresas estão desenvolvendo diferentes tecnologias para modernizar e inovar os serviços públicos no Estado.
 
Os testes com o Poupinha vão continuar até o dia 29 de junho, por um convênio entre a Secretaria de Governo e a Nama. Os resultados vão subsidiar a licitação que será aberta para contratar o sistema de inteligência artificial de forma definitiva. O Poupatempo e a Prodesp estão preparando especificações para o edital de licitação que será aberto a todas as empresas interessadas. 


 Como falar com o Poupinha: 

1) No portal poupatempo.sp.gov.br, o Poupinha aparece no canto inferior direito da tela.
 
2) Pelo Messenger, do Facebook, no link: https://www.messenger.com/t/PoupinhaSP

 
Outros canais de atendimento do Poupatempo:
 
Portal: www.poupatempo.sp.gov.br;
Aplicativo de celular: SP Serviços;
Disque Poupatempo: 0800 772 3633 - para telefones fixos - ou 0 operadora 11 2930 3650 - para ligações de celulares;

 
Números do Poupinha 

786,5 mil chats realizados
783,8 mil pelo portal e 2,8 mil pelo Messenger (Facebook).
578 mil chats para tratar de agendamento
348,5 mil agendamentos concluídos
13 milhões de mensagens trocadas
67,6 mil mensagens contendo 'obrigado' ou 'Deus te abençoe'
6 mil usuários atendidos por dia em média


Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 537 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.
Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.





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