Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de maio de 2017

CIGARRO ELETRÔNICO PODE TER ALTOS NÍVEIS DE NICOTINA



Incor coleta dados de fumantes de cigarro eletrônico, em Campanha no Dia Mundial Sem Tabaco, nesta quarta (31/5), no Conjunto Nacional, na Av. Paulista.

Fumantes que consomem apenas cigarros eletrônicos podem comparecer nesta quarta-feira, das 9h às 14h, no Conjunto Nacional, para medicação de concentração de nicotina no sangue, no espaço do Incor, dentro da campanha promovida pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), em Comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco. Os dados coletados farão parte de pesquisa do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Odontologia do Campus São José dos Campos ), para  identificar danos que o cigarro eletrônico pode causar na mucosa bucal, em função de alterações biomoleculares decorrentes da nicotina e de outras substâncias não identificadas presente no vapor inalado.
A medição também servirá de alerta aos participantes usuários de cigarros eletrônicos, diz a Dra. Jaqueline Scholz, coordenadora da Área de Cardiologia do Programa de Tratamento ao Tabagismo do Incor e uma das coordenadoras do estudo. Isso porque “os níveis de nicotina contidos nestes dispositivos podem ser tão altos quanto os dos cigarros comuns”. Além da medição de nicotina no sangue, será feita também avaliação da saúde bucal dos pacientes, para verificar o comprometimento da mucosa decorrente do consumo de cigarros comuns ou eletrônicos.  
Lançado em 2003 por uma empresa chinesa, o cigarro eletrônico tem caído no gosto popular em vários países, principalmente entre os jovens, seja como alternativa ao cigarro comum, banido de lugares públicos e escritórios, ou como forma de um potencial redução de danos do tabagismo.
O crescente consumo do produto lança um sinal de alerta na saúde pública, já que praticamente não existem pesquisas científicas no mundo que comprovem a eficácia do produto e, mais importante, seu efeitos deletérios para a saúde.
O alerta torna-se ainda mais sério, na medida em que pouco se sabe sobre a composição do produto, uma vez que sua venda no Brasil não é permitida. “Existe a suspeita de que a concentração de nicotina indicada pelo fabricante não seja fidedigna, pois não ocorre a devida fiscalização”, alerta a Dra. Jaqueline.


CAMPANHA DIA MUNDIAL SEM TABACO
Promoção: SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia
Quando: 31 de maio de 2017, das 9h às 14h.
Onde: Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 - Consolação - São Paulo – SP)
Capacidade de atendimento: as primeiras 400 pessoas que retirarem senha


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados