Levantamento inédito e feito com base na
metodologia do Serasa Score também revelou que percentual de homens com
alto risco de não arcarem com contas assumidas é mais elevado do que no grupo
feminino; a ferramenta pode
evitar o superendividamento, sendo um importante meio de incentivo ao crédito
responsável, que ajuda a garantir e fortalecer as relações econômicas de
crédito sustentável no país
Pessoas com 60 anos ou
mais oferecem menos risco de ficarem inadimplentes. Essa é uma das conclusões
de um estudo da Serasa Experian que traçou o perfil dos brasileiros que
buscaram crédito em janeiro de 2017, usando como base o Serasa
Score, ferramenta que indica, por meio de uma pontuação de 0 a 1000,
qual a chance dos consumidores pagarem suas contas em dia nos próximos 12
meses. Até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e
700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos. Os
resultados foram divididos por idade, sexo e região. De acordo com o estudo,
54% da população com 60 anos ou mais apresentam baixo risco de não honrar com
as contas assumidas.
Já o índice mais elevado
para inadimplência aparece no grupo de consumidores até 24 anos, com 32% desses
jovens apresentando alto risco.
Na comparação entre
gêneros, o estudo concluiu que 31% dos homens e 28% das mulheres demonstravam
alto risco de não arcar com dívidas assumidas. No grupo feminino e no masculino
a porcentagem de pessoas com baixo risco de se tornarem inadimplentes é bem
parecido: 35% para as mulheres e 36% para os homens.
A região Norte concentra
a maior porcentagem da população com alto risco para a inadimplência (43,2%).
Em segundo lugar está o Centro-Oeste com 37,5% dos consultados com risco alto.
Em terceiro lugar, o Nordeste, com alto risco para 34,2%; Sudeste, com 28,8% e
Sul com 27,3%.
O Sul concentra a
porcentagem de consumidores com baixo risco de não pagarem os compromissos
financeiros: 40,8% dos sulistas. Em seguida, o Sudeste tem 38,5% de sua
população com baixo risco de se tornar inadimplente; seguido pelo Centro-Oeste
(27,9%), Nordeste (26,5%) e Norte (17,9%).
Serasa Score
O Serasa
Score é uma ferramenta para auxiliar o processo de tomada de decisão
no momento da concessão de financiamentos ou da realização de negócios.
Utilizada em centenas de países, o score nasceu da necessidade de se fornecer
crédito de maneira mais justa, uniforme, rápida e objetiva, permitindo a
democratização da avaliação de risco. O Serasa Score indica, por meio de uma
pontuação que vai de 0 a 1000 (sendo alto risco de se tornar inadimplente para
quem tem até 300 pontos; médio, entre 300 e 700 e baixo risco de inadimplência
para quem acumula pontuação acima de 700) qual a chance de determinado
consumidor pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses. É formado por
informações cadastrais relevantes para a análise de risco, negativas e
positivas (nessa segunda hipótese, desde que o consumidor tenha aberto o
cadastro positivo na Serasa) disponíveis na base de dados da Serasa Experian.
A ferramenta é
consultada por empresas que concedem crédito, como rede de lojas, empresas de
telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de
serviços em geral. “Antes de decidirmos se emprestamos ou não dinheiro a
alguém, pensamos quem é a pessoa e qual seu comportamento financeiro”, explica
a diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat. “Também é assim com as
empresas. Antes de conceder, elas precisam ter mais dados sobre o requerente
para uma análise adequada, evitando o superendividamento do consumidor e estimulando
a tomada responsável, que ajuda a garantir e fortalecer o crédito sustentável
no país e combate a inadimplência.”
O próprio cidadão
também pode saber qual é seu Serasa Score no site (www.serasascore.com.br
).
Metodologia Serasa Score
O peso de cada
informação do Serasa
Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico
de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por
pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo,
estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor
específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score.
A pontuação vai de zero
a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco
entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.
O score é dinâmico e avaliado no momento da
consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa
Experian. A pontuação sempre poderá mudar para melhor se o consumidor limpar o
nome; pagar contas em dia; mantiver dados cadastrais atualizados e abrir o
Cadastro Positivo na Serasa Experian.
SerasaConsumidor
Serasa Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário