O estudo realizado com mais de mil pessoas foi
realizado em conjunto com a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest
A pesquisa Consumo de
Notícias do Brasileiro realizada em parceria entre a Advice
Comunicação Corporativa e a BonusQuest,
que tem como objetivo entender quais são os novos hábitos de consumo de
informação com a chegada das tecnologias e a credibilidade dos veículos, mostra
que 90% dos respondentes assistem a TV com o objetivo de se informar, não
apenas entreter.
Quando
perguntados acerca da confiança nas informações veiculadas na TV, 69% disseram
confiar. É a maior proporção comparada aos outros veículos, como jornais (71%),
rádio (66%), portais de notícias (65%), revistas (56%) e mídias sociais
digitais (26%), consagrando também o fato de que os brasileiros prefiram essa
mídia pela confiabilidade das notícias.
Os jornais
das organizações Globo respondem por mais de 70% do atual consumo de informação
via TV. Os entrevistados elencaram 3 jornais da emissora como os principais
programas utilizados para se informar. O Jornal Nacional, em primeiro lugar,
teve 45% dos votos, seguido da Globonews com 17% e do Jornal da Globo com 10%.
Na classificação geral, o Jornal da Record ficou com 10% da preferência.
Outro
recorte interessante que a pesquisa nos evidenciou foi que dos 17% que
elencaram a Globonews como o principal programa com viés informacional. Esse
número sobe para 30% quando selecionamos os diretores (possuem responsabilidade
sobre mais de uma equipe) e para 20% quando selecionamento quem trabalha com
comunicação.
“A
audiência do Jornal Nacional não é surpresa, crescemos sabendo que é o jornal
televisivo de maior audiência do País. Mas a grande adesão da Globo News, um
canal dedicado exclusivamente à notícia, com mais análises e temas econômicos e
polítivos, como fonte de informação surpreendeu positivamente”, conclui
Fernanda Dabori, presidente da Advice Comunicação Corporativa”.
“Notamos na
pesquisa que o nível de confiança dos respondentes nas notícias veiculadas na
TV é muito alto, inclusive, o mais alto de todas as mídias. Ou seja, a
abrangência do veículo na disseminação da informação tem relação direta com a
confiança que eles depositam nas informações transmitidas por meio dessa
mídia”, afirma Denis Santos, presidente da Bonus Quest.
A pesquisa, realizada em novembro do ano passado
por meio de questionários no aplicativo BonusQuest, e-mail e em redes sociais,
teve um universo de mil entrevistados em todo o Brasil.
Advice Comunicação Corporativa: www.advicecc.com
BonusQuest
- www.bonusquest.com.br
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