Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

GSK lança 2ª etapa da campanha para conscientização do uso de antibióticos





A ideia é mobilizar a sociedade em prol do uso racional de medicamentos, da saúde e do bem estar por meio do respeito à receita médica

Você sabia que pelo menos 35% dos medicamentos comercializados no Brasil são adquiridos por meio da automedicação e que esse montante responde por 27% das intoxicações registradas no país?[1] Atenta ao bem-estar da população e em busca de informá-la sobre os riscos da automedicação, assim como da medicação sem prescrição médica, a GSK lança a segunda etapa da campanha nacional ‘Com antibiótico não se brinca. Respeite sua receita’.

O grande desafio da campanha é conscientizar a sociedade quanto ao uso  correto de antibióticos e de qualquer outro medicamento que dependa de receituário médico. Para alertar a sociedade, a GSK produziu um vídeo, liderado pelo ator Léo Castro, que traz aquela brincadeira do “Sim ou Não” para relacionar os riscos de trocas de rotina com os da troca de medicamentos por conta própria, prescritos em receita. Há ainda uma página no Facebook, com milhares de seguidores e um hotsite (www.respeitesuareceita.com.br) que reúne pacientes e profissionais de saúde para a troca de informações sobre antibióticos e compartilhamento da hashtag #‎naotrocopornada.

A campanha reforça a necessidade de seguir à risca a prescrição do profissional de saúde habilitado, tomando o medicamento indicado na receita nos horários e período estabelecidos, bem como armazenar o antibiótico da maneira correta.

Quando a orientação médica não é levada a sério, a eficácia do tratamento pode ser comprometida e os micro-organismos que causam a doença não são vencidos em sua totalidade, podendo sair do combate fortalecidos, resistentes ao medicamento.[2]

Foco nas crianças
Com o objetivo de também chamar a atenção das crianças, foi criada uma série de quadrinhos denominada “Dr. Sabido e sua turma”, já disponível em consultórios pediátricos. A proposta é orientar pais e responsáveis sobre o correto uso de antibióticos e envolver de forma lúdica a criança mais resistente à tomada da medicação.

Sobre a GSK
Uma das indústrias farmacêuticas líderes globais, a GSK está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que pessoas façam mais, vivam mais e sintam-se melhores. Saiba mais em www.gsk.com.


[1] AQUINO, D. S. da; Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Ciência & Saúde Coletiva, v.13, p.733–736, 2008.
[2] SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Os perigos da automedicação.  http://www.endocrino.org.br/os-perigos-da-automedicacao . Acessado em setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados