Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Consumo de amendoim por idosos reduz risco de doenças




Câncer, colesterol ruim, doenças cardiovasculares e até Mal de Alzheimer podem
ser prevenidos com a ingestão do alimento

Fonte de vitaminas, minerais e gorduras do bem, o amendoim é um grande aliado dos idosos na prevenção de doenças. Incluir o grão na alimentação diária pode prevenir câncer, doenças cardiovasculares e até o Mal de Alzheimer.

Por ser rico em fitoquímicos como o resveratrol, o amendoim é um poderoso antioxidante, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A enzima presente no grão melhora o metabolismo de lipídios, diminui o LDL, conhecido como colesterol ruim, e reduz o acúmulo de gorduras nas artérias, tornando-o importante inclusive no tratamento de doentes cardíacas.

Além disso, sua ação antioxidante combate a formação de radicais livres, prevenindo a formação de tumores cancerígenos e preservando o sistema imunológico. “A presença de estigmasterol, beta-sitosterol e campesterol no amendoim ajudam a reduzir o risco de crescimento dos tumores já existentes e de metástase, que é a disseminação do câncer para outros órgãos”, explica nutricionista da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), dra. Vanderlí Marchiori. O consumo de 40g por dia já é suficiente para incrementar a prevenção de doenças cardiovasculares, colesterol ruim e tumores cancerígenos.

Já a grande aliada no combate ao Mal de Alzheimer é a vitamina E, encontrada em grande quantidade no grão. A ingestão de uma colher de sopa de pasta de amendoim por dia, por exemplo, pode evitar a progressão da doença.  “Idosos com problemas de saúde são muito beneficiados quando consomem o amendoim, pois de maneira acessível, barata e saborosa, complementam seu consumo alimentar e ganham em saúde e prevenção”, comenta a nutricionista.

Mais benefícios do grão
É uma gordura do bem: rico em ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como gordura do bem, eles contribuem para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose (entupimento das artérias);

Fortalece a estrutura óssea: por ser rico em cálcio, o amendoim ajuda a prevenir a osteoporose e deve ser sempre consumido em conjunto com magnésio. “Uma ótima sugestão é o consumo de pasta de amendoim misturada ao homus, rico em magnésio, na forma de patê. É uma receita fácil, saborosa e que pode substituir a manteiga ou a margarina no café da manhã”, indica a especialista;

Afasta o mau humor: o amendoim é rico em vitaminas do complexo B, essenciais ao sistema nervoso. Além disso, são auxiliares na digestão e afastam o mau humor, por ajudarem na formação de neurotransmissores como a serotonina, que é sinônimo de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados