Ø Pesquisa realizada pela Hibou
comprova que mulheres estão mais atentas a doença
Ø Campanhas ajudam na conscientização
da luta contra o câncer de mama
O
mês de outubro é marcado por diversas ações que promovem a conscientização e
informação sobre o câncer de mama. A campanha “Outubro Rosa” ganha mais força a
cada ano.
Pesquisa
realizada pela Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa de mercado, mostrou
que 92% das mulheres brasileiras acreditam que campanhas como o “Outubro Rosa”,
realizada por marcas, empresas e entidades, aproximam as mulheres de mais
informações relacionadas ao câncer de mama, além de estimular os cuidados com a
saúde e, principalmente, a prevenção.
A
pesquisa – realizada com 1335 mulheres de todo país, com idade entre 16 e 70
anos – mostrou também que 73% das entrevistadas conhecem alguém que já teve
câncer de mama. Das entrevistadas, 36% são solteiras, 45% são casadas,
10% estão divorciadas, 9% são viúvas.
A maioria delas já
parece entender a importância de se prevenir e dos cuidados extras que se deve
ter com a saúde, mesmo antes de ser diagnosticada com algo.
O autoexame é uma das
primeiras formas de descobrir o câncer. Assim que localizado um nódulo, é
recomendável procurar um médico para fazer uma pesquisa mais profunda.
No que diz respeito ao
autoexame:
· 36% das
mulheres fazem o autoexame uma vez por ano
· 28% realiza
uma vez por mês
· 15% não
sabem sobre o exame
· 15% das
entrevistadas faz o autoexame mais de uma vez por mês
· 6% têm o
habito de fazer o autoexame uma ou menos vezes ao ano
Uma das formas de
diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia, o exame é feito através
de um aparelho de raio-x que pode identificar tipos de lesões benignas ou
malignas que podem indicar um câncer na região.O exame, quando feito
regularmente, pode reduzir em até 30% as mortes. Mesmo com forte divulgação na
mídia, a pesquisa mostrou que as mulheres ainda precisam de mais informações
relacionadas ao assunto.
Sobre a mamografia a
pesquisa mostrou que:
· 38%
das mulheres acreditam que o exame seja obrigatório apenas após os 40 anos
· 26% acima
de 35 anos
· 19% acima
dos 30 anos
· 8% acha
valido que o exame seja feito a partir da 1º menstruação
Ainda que não
frequente, 70% das entrevistadas já fez o exame em algum momento da vida, 81%
através da rede particular e 20% pela rede pública.
Quando questionadas
sobre a última mamografia:
· 45% delas
fizeram em 2015
· 32% em 2014
· 12% entre
2008 e 2012
· 6% em 2013
· 5% não
lembram do ano
A visita regular ao ginecologista é
um dos cuidados que a mulher não deixa de lado, mais da metade das
entrevistadas afirmam fazer consultas mais de uma vez ao ano.
· 64%
consultam o ginecologista pelo menos uma vez ao ano
· 22% fazem
duas consultas anuais
· 6% não
sabem
· 4% uma vez
a cada dois anos
· 2% vão mais
de duas vezes ao ano e uma vez a cada cinco anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário