Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia Mundial de Combate ao Estresse: Saiba como ele pode prejudicar o seu coração




Dia 23 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Estresse, essa defesa natural do organismo, que em medidas equilibradas nos ajuda a sobreviver, mas que em caso crônico é mais preocupante, porque pode gerar problemas a longo prazo para o coração.
Segundo o cirurgião cardíaco do hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, quando se torna frequente e exagerado, o estresse pode resultar em arritmias, insuficiência cardíaca e até o infarto do miocárdio. Isso porque fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial.
De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre de estresse. No Brasil, o problema afeta 80% da população, de acordo com dados da International Stress Management Association (ISMA).
 “A saúde física e mental estão interligadas, por isso é muito importante controlar as emoções, se alimentar adequadamente, evitar o uso de drogas e praticar atividade física que auxilia na liberação da endorfina, conhecida popularmente como hormônio da alegria, pois promove a sensação de bem-estar e euforia e também da dopamina que proporciona efeito tranquilizante e analgésico. Em casos mais graves, o indicado é procurar um especialista que junto com o cardiologista conduzirá o paciente para o melhor tratamento”, finaliza Sobral.

Doutor Marcelo Luiz Peixoto Sobral - membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados