Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mau controle glicêmico pode causar demência







O risco é maior para pacientes com diabetes tipo 2 
#endocrinologia #sbemsp


Estudo indica que pacientes com diabetes tipo 2 mal controlada podem ter 50% maior risco de evoluir com diagnóstico de demência. O estudo é da University of Gothenburg, na Suécia, e foi realizado com 350 mil pacientes portadores da doença, acompanhados durante quase cinco anos. 
Apresentada no último dia 15 durante Congresso da European Association for the Study of Diabetes (Associação Europeia para o Estudo do Diabetes), a pesquisa mostra uma associação entre diabetes e demência, porém não há evidência de causa e efeito. 
Para Dr. Felipe Henning Gaia Duarte, médico da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP), que esteve presente no evento, “Esse é um dado importante, principalmente, para os mais jovens, pois reforça com mais um argumento a necessidade do controle glicêmico.” 
Os pesquisadores descobriram que pacientes com níveis de HbA1c (hemoglobina glicada) maiores que 10,5% corriam risco 50% maior de diagnóstico de demência em comparação com pacientes com níveis de HbA1c inferiores a 6,5%. Lembrando que a HbA1c é o exame que verifica o controle de diabetes, estimando uma média da glicemias nos últimos 3 meses. 
Os pesquisadores também levaram em conta variáveis como idade, gênero, tempo de diabetes, estado civil, grau de escolaridade. Pacientes com características relacionadas a tabagismo, pressão arterial elevada, excesso de peso, alterações da função renal, entre outros, têm 40% mais chances de desenvolver demência. 

SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional do Estado de São Paulo) - Twitter: @SBEMSP - Facebook: Sbem-São-Paulo - http://sbemsp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados