![]() |
| FreePik |
Já se perguntou se seu jeito de trabalhar ajuda ou atrapalha sua carreira? Ou por que algumas pessoas crescem mais rápido na carreira? Uma das respostas para as perguntas é saber o seu perfil profissional, que nada mais é conjunto de habilidades, preferências e comportamentos que se alinham melhor em determinados cenários corporativos. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, três em cada cinco trabalhadores brasileiros pretendem mudar de emprego em 2026, com destaque para a Geração Z (nascidos de 1997 a 2010) que são a maioria na busca por um novo propósito na carreira, com 68%, seguido pelos Millenials, com 65%; Geração X, com 51%; e boomers, com 41%.
Segundo Rafael Cunha, diretor nacional da Microlins, existem cinco perfis profissionais que se destacam em ambientes empresariais. “Atualmente, as empresas valorizam profissionais que conhecem suas forças e fraquezas e sabem como aplicá-las estrategicamente. Entender o próprio perfil profissional não é apenas uma ferramenta de autoconhecimento, é um caminho que permite transformar uma decisão de carreira em uma trajetória de sucesso”, confirma Cunha.
O perfil analítico caracteriza profissionais metódicos, detalhistas e com forte capacidade lógica. Pessoas com essas habilidades tendem a se destacar em áreas que demandam análise de dados, resolução de problemas complexos e decisões baseadas em evidências, como engenharia, ciência de dados, contabilidade e pesquisa. Para aprimorar este perfil, é necessário investir em cursos de Análise de Dados, Matemática e Lógica. Além disso, praticar o pensamento crítica pode ajudar a fortalecer as habilidades.
Já o perfil comunicador é marcado pela competência de interagir e transmitir ideias com clareza, o que favorece carreiras em áreas como jornalismo, publicidade, vendas e educação. Facilidade em falar em público, criatividade e dinamismo no trabalho e boa capacidade de persuasão são características deste profissional. Para desenvolver as habilidades de comunicação, fazer cursos de oratória e desenvolver empatia são algumas das formas de fortalecer este perfil. Além disso, trabalhar em equipe e buscar feedbacks são essenciais para o crescimento profissional.
Os profissionais com perfil executor são orientados por resultados, gostam de ação e decisão rápida, e normalmente brilham em funções de liderança, gestão de projetos e empreendedorismo. Geralmente contam com espírito de liderança e habilidades para resolver problema sob pressão. Uma dica importante para potencializar este lado é desenvolver inteligência emocional e habilidade de gestão de equipe para ser um diferencial na carreira.
Em contrapartida, o perfil planejador se destaca pela organização, visão estratégica e capacidade de antecipar cenários, qualidades essenciais para áreas como logística, planejamento financeiro e processos. Pessoas com este perfil gostam de estruturar processos para que tudo saia como o planejado. Metódicos, pacientes e atentos aos detalhes, cursos de Engenharia de Produção e Administração são alguns dos indicados para este profissional. Investir em cursos de gestão, planejamento estratégico e administração de projetos são indicados para potencializar esse perfil. Além disso, aprender a ser mais flexível diante das mudanças também pode ser um diferencial.
Por último, o perfil criativo abrange aqueles que pensam fora da caixa, que se adaptam com facilidade às mudanças e trazem soluções inovadoras, sendo uma combinação valiosa para quem quer seguir com cursos de Arquitetura, Marketing, Desenvolvedor de Jogos e Publicidade. Para construir uma carreira sólida, é importante explorar diferentes áreas do conhecimento, buscar inspiração em novas experiências e estar sempre atualizado com novidades sobre a área que atua.
“Compreender
essas diferenças ajudam os profissionais a escolherem carreiras alinhadas às
suas habilidades e interesses, além de influenciar diretamente a forma como
eles lidam com desafios, desenvolvem competências e se posicionam no mercado. A
adaptabilidade, incluindo o aprendizado contínuo, a busca por feedbacks e o
networking, desempenha um papel central no sucesso de qualquer perfil”,
finaliza Rafael Cunha.
Microlins

Nenhum comentário:
Postar um comentário