Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Aldeias Infantis SOS alerta para cuidados com crianças durante Carnaval

Imagem de divulgação da campanha Verão Bem Cuidar da Aldeias Infantis SOS
 Divulgação
Campanha Verão Bem Cuidar mobiliza famílias e sociedade para prevenir acidentes, desaparecimentos e situações de violência infantil em áreas de grande aglomeração

 

Durante a época de Carnaval, a combinação de altas temperaturas do Verão com feriado prolongado aumenta a circulação de pessoas em praias, parques, praças, clubes e outros espaços de uso coletivo. Esse contexto de grandes aglomerações, embora associado ao lazer e ao descanso, também amplia significativamente os riscos a que crianças e adolescentes estão expostos, como acidentes evitáveis, afogamentos, situações de violência e episódios de crianças perdidas ou desaparecidas. 

Diante desse cenário, a Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, lançou a campanha Verão Bem Cuidar, com o objetivo de alertar, orientar e mobilizar pais, mães, responsáveis, cuidadores e a sociedade em geral para a importância da atenção constante e do cuidado redobrado com crianças durante a estação de verão. A iniciativa reforça que a prevenção é uma ferramenta essencial para garantir que o verão seja um tempo de diversão segura, proteção e bem-estar para todos. 

A relevância da campanha é evidenciada por dados recentes. Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que cerca de 20 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos no Brasil. Já um levantamento realizado pela Aldeias Infantis SOS, com base em dados do DataSUS, revela um cenário igualmente preocupante: somente em 2023, quase 4 mil crianças morreram em decorrência de causas acidentais, e, em 2024, mais de 120 mil crianças precisaram ser internadas por acidentes evitáveis, em decorrência de queda, afogamento, sufocação e outros tipos de acidentes que poderiam ter sido prevenidos com medidas simples de cuidado e supervisão adequada. 

“A campanha nasce da urgência de lembrarmos que o cuidado com as crianças não pode entrar em recesso. Em ambientes com grande circulação de pessoas, a atenção precisa ser contínua, compartilhada e responsável. Pequenos descuidos podem resultar em consequências graves, muitas vezes irreversíveis”, alerta Michéle Mansor, psicóloga, especialista em direitos humanos e gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS. 

Identificação da campanha Verão Bem Cuidar da Aldeias Infantis SOS
Divulgação
Para Michele, a campanha também destaca que a proteção infantil é uma responsabilidade coletiva. “Em espaços públicos, o olhar atento de qualquer adulto pode fazer a diferença para prevenir situações de risco, identificar sinais de perigo e agir rapidamente em casos de emergência. O envolvimento da comunidade, portanto, é fundamental para a construção de ambientes mais seguros e protetores para as nossas crianças e adolescentes”, explica. 

A Organização está disponibilizando materiais informativos com orientações práticas e dicas essenciais de prevenção, abordando temas como segurança em ambientes aquáticos, cuidados em locais de grande aglomeração, prevenção de acidentes domésticos e a importância da supervisão constante. Os conteúdos foram desenvolvidos para apoiar famílias e cuidadores na adoção de atitudes simples, mas eficazes, capazes de salvar vidas. 

“A conscientização é o primeiro passo para a prevenção. Quando famílias e sociedade se informam e se engajam, criamos uma rede de proteção mais forte, capaz de reduzir riscos e garantir que crianças possam viver plenamente seu direito ao lazer, à segurança e ao cuidado”, reforça Michéle Mansor. 

A campanha Verão Bem Cuidar segue até 20 de março, data que marca oficialmente o fim da temporada de verão no país. Até lá, os materiais educativos da campanha poderão ser acessados gratuitamente por aqui. 



Aldeias Infantis SOS
www.aldeiasinfantis.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados