Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de março de 2024

Dicas de estudos: saiba quais são os pontos necessários ao se preparar para os vestibulares

Especialista traz dicas valiosas para quem busca melhorar o rendimento nos estudos por meio de um bom planejamento


Os principais vestibulares do país acontecem somente em novembro e dezembro, mas muitos candidatos já estão mergulhando em estratégias para garantir bom resultado nas provas. Esses exames geralmente exigem que os estudantes tenham maior aprofundamento no conteúdo do Ensino Médio, como fórmulas matemáticas e escolas literárias. A pluralidade de assuntos pode ser assustadora à primeira vista e, por isso, o planejamento de estudos torna-se indispensável para tranquilizar e otimizar o desempenho de qualquer aluno. 

 

Ao planejar uma rotina de preparação para os vestibulares, é comum que candidatos, muitas vezes, se perguntem qual a melhor forma de organizar o tempo para contemplar todo conteúdo. Segundo Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, este é um dos desafios iniciais que eles precisam enfrentar. “Esse recorte de tempo e a prioridade dele é um desafio. O aluno precisa ponderar quais são os conteúdos prioritários e como deve fazer esse encaixe. Então, basicamente, a gente está falando de uma cascata de decisões. Dado que exista uma quantidade de tempo, como que eu me organizo e o que eu encaixo dentro dessas caixinhas de tempo?”, explica o coordenador. 

O planejamento de estudos também é um aliado para outros perfis de estudantes, como os que estão em formação na educação básica, acadêmica ou, até mesmo, em um curso livre. Com ele, o estudante pode potencializar seu aprendizado, aproveitando ao máximo esse tempo de estudo e reconhecendo o que funciona ou não. Pensando nisso, Madson Molina reuniu algumas dicas importantes para quem busca organizar seus estudos. Confira!

 

Por onde começar? 

Uma primeira estratégia importante é a criação de uma rotina, identificando turnos e dias em que o aluno tenha disponibilidade para se dedicar aos estudos. Ao seguir esse cronograma, o candidato desenvolve disciplina e senso de responsabilidade. “Por mais que a rotina, normalmente, seja uma palavra relacionada à monotonia, ela é um dos caminhos que transmitem segurança. Uma rotina semanal de estudos vai transmitir naturalmente a percepção do que está sendo feito, criando assim uma espiral autoalimentar”, justifica.

A partir disso, o estudante deve adaptar essa rotina de acordo com suas necessidades. A hierarquização de conteúdos é essencial para um aprendizado eficaz. Identificando as áreas nas quais possui dificuldade, o estudante pode separar um tempo maior para desenvolver seus conhecimentos e habilidades, otimizando, assim, o rendimento. 

 

Revisite seu cronograma

O coordenador do Curso Anglo aponta, também, a importância de fazer registros, anotando seu desenvolvimento e, principalmente, suas principais dúvidas. Independentemente de qualquer método, existe um que é comum a todos: o de registrar. De maneira intuitiva e muito bem-organizada, o estudante deve anotar todos os pontos de insegurança. Sejam as matérias que, de fato, têm dificuldade, exercícios de tarefas que errou ou assuntos que são voláteis, sempre devem ser registradas aula por aula. Assim, quando tiverem revisões de espaçamento, ele consegue identificar dentro de cada setor o que e como pode melhorar”, explica Molina.

Durante o período de estudo, é importante que esses candidatos façam uma autorreflexão, baseada, principalmente, nesses registros. Ao ver que suas anotações apontam uma dificuldade maior em conteúdos de física, mas desenvolveu habilidades em biologia, por exemplo, ele pode reorganizar seu cronograma, atendendo suas dúvidas.

“O planejamento de estudos não pode estar escrito na pedra. Ele precisa ser passível de ajustes, de correções e de alinhamentos. Muitos estudantes passam por um processo de autoconhecimento e se reconhecem no processo de estudos como elemento central, desenvolvendo cada vez mais autonomia”, conclui o Molina. Ao seguir tais passos, o candidato é capaz de compreender quais são seus pontos fortes e fracos, possibilitando que ele tenha uma visão estratégica na hora de prestar os exames. 



Anglo Vestibulares
www.cursoanglo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados