O quanto podemos consumir dessa delícia?
Três médicos
explicam riscos e benefícios para a saúde e para a pele
É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates. Essa delícia faz parte do ritual do almoço de Páscoa e crianças e adultos se deliciam com muitos chocolates nesse período.
Muitas pessoas têm dúvidas se o chocolate, afinal, faz bem ou mal à saúde. “O cacau é um potente antioxidante, muito rico em polifenóis, que ajudam a prevenir o envelhecimento. Portanto, não é ele o responsável pelos malefícios, mas sim o leite e a gordura saturada que são adicionados a ele no preparo do produto final”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Segundo a médica, o chocolate ao leite e o chocolate branco devem ser evitados, “pois tem alto índice glicêmico, ou seja, faz o açúcar no sangue subir rapidamente, ocorrendo um pico na liberação de insulina, para compensar. Esse mecanismo causa o aumento da produção de sebo e da oleosidade da pele, que pode levar ao desenvolvimento ou a piora da acne. Além disso, esse alto teor de açúcar nas células danifica o colágeno e a elastina, provocando envelhecimento, rugas e flacidez. Chama-se glicação”, detalha Dra. Ana Paula.
“Se você é daqueles que não abrem mão de um chocolate, dê preferência aos que contenham maior percentual de cacau, preferencialmente, acima de 70%. Eles são muito ricos nos polifenóis e não aumentam tanto o índice glicêmico”, complementa a dermatologista.
O médico Dr. Franklin Veríssimo, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP, também destaca os benefícios do cacau. “O cacau é um rico antioxidante e o chocolate amargo tem também polifenóis que combatem os radicais livres. Para aproveitar os benefícios do produto para a pele, cabelos e até mesmo unhas é necessário apreciá-lo com moderação, já que é um alimento calórico, rico em gordura e açúcar. Em doses moderadas e dando preferência ao chocolate amargo, o produto é bom para a pele, pois o chocolate possui antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais”, explica Dr. Franklin.
Os polifenóis
possuem fortes propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.
“Uma das fontes ricas em polifenóis é o chocolate amargo (70% de cacau). O
chocolate amargo é um excelente antioxidante”, destaca Dr. Franklin.
Quem tem pele apneica deve ter cuidado e não abusar do chocolate. “O chocolate é um alimento rico em açúcares e gordura, pode causar aumento de oleosidade e piorar quadros de acne”, afirma Dra. Fernanda Aragão, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atua na A Clinic em Belo Horizonte ( MG).
Se a pele for
oleosa, a médica recomenda alguns cuidados. “Esse tipo de pele deve ser
higienizada adequadamente com sabonete específico, deve ser hidratada com
hidratante aquoso e receber proteção solar adequada. Cuidados individualizados
podem ser necessários de acordo com o grau de acne e as características de cada
paciente. Alimentação adequada, rica em fibras e sem excessos de açúcar e
gordura ajuda a pele ficar mais bonita. Minha dica é aproveitar a Páscoa sem
exagerar nos doces”, alerta Dra. Fernanda Aragão.
Fontes:
Dra. Ana Paula Fucci - Dermatologista formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residência em Clínica Médica na UFF e Dermatologia na UFRJ. Título de especialista em Dermatologia (RQE: 19876) - (em 1.996 - 24 anos de experiência). Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Academia Européia de Dermatologia (EADV).
Dr. Franklin Verissimo Oliveira - CRM-CE 10920 - Médico. Formação em Medicina Estética. Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-CE. Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pela Universidade Estadual do Ceará-CE. Especialista e pós-graduado em Medicina RM Estética pelo Instituto BWS-SP.
Dra. Fernanda Aragão - CRM 44809 / RQE 24934. Dermatologista em Belo Horizonte. Atende na clínica: A Clinic Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Residência Médica em Dermatologia na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Mestrado em Patologia Investigativa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário