Crédito
pessoal permite aproveitar oportunidades sazonais únicas, desde que devidamente
organizado e planejado, defende especialista
Muito aguardada por crianças e chocólatras, a Páscoa deste ano chega com altas perspectivas de mercado. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, a previsão é que 80% dos consumidores comprem algum produto pensando na data. Fica claro então, que a Páscoa não é apenas sobre chocolates e celebrações; é também uma oportunidade valiosa para quem busca gerar renda extra.
Com a demanda crescente por produtos temáticos e serviços relacionados à data, empreendedores podem capitalizar sobre essa época do ano de maneira inteligente e lucrativa. Muitas vezes, as finanças podem ser um desafio, principalmente quando se está com o nome restrito e buscando renda extra. A boa notícia é que, hoje, existem opções no mercado para quem quer impulsionar os negócios sob condições adversas; uma delas é o empréstimo pessoal.
“Pode parecer uma ideia absurda, ter ‘mais uma conta’ para pagar, quando o objetivo é fazer uma renda extra. "Mas, quando planejado com cautela, pode ser uma solução inteligente para garantir o capital de giro necessário. Isso possibilita que os empreendedores aproveitem ao máximo as oportunidades de negócio durante essa época do ano" comenta. Ana Paula Oliveira, Executiva de Marketing da Simplic.
O empréstimo possibilita expandir linhas de produtos para ampliar a produção, diversificar a oferta ou até mesmo investir em melhorias operacionais para aumentar a eficiência e a qualidade do serviço. Ana orienta que o ideal é pesquisar sobre a empresa credora, para assim obter a melhor solução e não cair em golpes.
A seguir, ela elenca algumas dicas para
garantir a renda extra e aproveitar os benefícios dessa modalidade de
empréstimo. Confira:
Planeje-se
Uma das grandes vantagens do empréstimo pessoal é saber o valor exato das parcelas mensais, já que tanto elas quanto os juros são fixos. Os valores ficam disponíveis desde a simulação, antes mesmo de aceitar o empréstimo, e serão os mesmos aplicados no fechamento do contrato e durante todo o prazo de pagamento. Desse modo, o cliente fica tranquilo, com a devida previsibilidade no orçamento, o que possibilita um planejamento financeiro preciso.
Mas é preciso sempre manter as contas
organizadas para estabelecer metas e calcular os riscos. “O ideal é que, mesmo
ao aderir a essa modalidade de crédito, o empreendedor continue cuidando das
contas do seu negócio por meio de planilhas de gastos e controle de fluxo de
caixa. A organização precisa ser levada a sério o ano inteiro”, orienta a
executiva.
Garanta o capital
inicial
Hoje, há diversos produtos financeiros que podem, em muitas situações, ser contratados pela internet, com processos simples e transparentes, como o empréstimo pessoal. Então, garantir o montante necessário para dar o pontapé não precisa ser um obstáculo. A aprovação costuma ser pouco burocrática e o dinheiro é disponibilizado rapidamente na conta do cliente.
No entanto, essa facilidade não deve
ser tratada de forma imprudente. “Um empréstimo pode ajudar muito, mas é
importante colocar as parcelas na ponta do lápis e ter certeza de que elas
cabem no orçamento antes de contratar. Senão, o que deveria ser solução pode
acabar se tornando mais um problema”, ressalta Ana Paula.
Encontre seu nicho
A Páscoa é o primeiro grande evento sazonal depois do Carnaval, momento oportuno para começar a temporada de renda extra, seja para pagar dívidas, conquistar uma meta financeira, investir ou ter como reserva de emergência. Ela serve como um pontapé inicial para tirar planos do papel.
Mas não se preocupe se você não tem
habilidade para confeitaria, que é o destaque da temporada. Ainda há outros
mercados para explorar utilizando a data comemorativa como pretexto de venda,
como cestas temáticas, artesanato temático, festas e atividades familiares e
decoração.
Precifique
corretamente
O preço final do seu produto deve seguir tendências do mercado e pesquisa na concorrência, mas não pode deixar de lado os custos de produção e quanto de receita você deseja obter. Para fazer uma avaliação correta do valor do seu trabalho, considere sempre os gastos fixos e variáveis da sua produção.
“Qualquer empreendedor precisa entender
e monitorar os gastos do negócio, pois isso permite um melhor controle
financeiro e a tomada de decisões informadas para maximizar a rentabilidade.
Precificar os produtos ou serviços de maneira correta é essencial para a saúde
financeira do comércio, pois somente assim é possível criar estratégias para
escalar”, finaliza Ana.
Simplic
Nenhum comentário:
Postar um comentário