Pesquisa realizada
pela Criteo aponta que a temporada de festas deve ser mais longa e
digital
Com a chegada das festas de final de ano se
aproximando, os consumidores já começaram a fazer compras para essa temporada.
Para entender melhor as mudanças nas tendências de consumo da população, a
Criteo, empresa de Commerce Media, realizou uma pesquisa online com 1.000
pessoas.
De acordo com o estudo, o digital prevalecerá como
o método favorito de compras dos brasileiros em 2022, em detrimento das compras
em lojas físicas – uma grande mudança em relação às festas de fim de ano, época
em que os sites de varejo funcionavam como catálogos online e as compras aconteciam
presencialmente nas lojas. Neste ano, 76% dos brasileiros planejam comprar
presentes por meio de sites, aplicativos de lojas, marketplaces e até mesmo por
redes sociais. Desse total, 65% pretendem comprar diretamente pelos seus
celulares e 24% devem utilizar notebooks e computadores como meio para adquirir
produtos.
Esses números são levemente mais altos na região
Centro-Oeste, onde 72% dos entrevistados afirmam que devem fazer compras por
meio de seus smartphones, seguidos pelo Nordeste (68%) e pelo Norte (67%). Em
relação às pessoas que devem fazer compras por meio de notebooks, o destaque é
para o Sudeste, com uma porcentagem superior à média nacional (28%).
Segundo Tiago Cardoso, gerente geral da Criteo na
América Latina, os hábitos de compras de fim de ano mudaram drasticamente,
principalmente com o início da pandemia em 2020. "No passado, os consumidores
preferiam comprar em lojas físicas, mas com base em nossos dados, vemos agora
que o online tem tido mais prioridade. Devido a isso, podemos esperar que o
setor de comércio eletrônico ganhe ainda mais força nas festas de fim de ano e
em 2023”.
Enquanto mais da metade dos clientes dizem que vão
comprar online, o estudo da Criteo também descobriu que ainda há um subconjunto
de consumidores que vão fazer compras na loja – 22% deles vão manter a tradição
e adquirir itens nas lojas físicas. O número de pessoas que moram no Norte do
país e que pretendem comprar produtos de forma presencial é maior e chega a
31%, em oposição às regiões Sudeste (21%) e Centro-Oeste (19%), que estão um
pouco abaixo da média nacional.
Consumidores vão comprar mais
cedo para economizar dinheiro
Conforme a pesquisa da Criteo, os brasileiros vão
começar a planejar as suas compras com um mês de antecedência (45%), em novembro,
o que coincide com a Black Friday e o Cyber Month, e 23% pretendem comprar dois
meses antes, em outubro.
"Antes, era muito comum os brasileiros
esperarem para fazer a maioria de suas compras de fim de ano na Black Friday,
mas a combinação de mais promoções de varejistas ao longo do quarto trimestre e
o crescimento do e-commerce no Brasil têm atraído os consumidores e feito eles
comprarem mais cedo do que o habitual. Isso se alinha ainda com as tendências
globais de compras que temos acompanhado”, afirma Cardoso.
Descontos e promoções também vão desempenhar um papel importante na forma como os consumidores decidem fazer compras. Segundo os dados da Criteo, eles vão optar por comprar um produto online se ele for mais barato do que em uma loja física (66%) e se houverem promoções ou cashback disponíveis nos aplicativos (54%).
Profissionais de marketing precisam
entender a tendência do Commerce Everywhere
A Criteo também aponta para o crescimento de uma
tendência que ganha cada vez mais força: o Commerce Everywhere. Quando
perguntados por que preferem fazer compras na Internet, 57% dos entrevistados
disseram que estão muito ocupados para fazer compras pessoalmente e 69,5%
disseram que preferem evitar multidões.
“Sabendo que os consumidores não podem ou não
querem ir em suas lojas físicas, os profissionais de marketing devem entender
que cada segundo que um consumidor passa online agora é um momento de compra e
planejar assim as suas estratégias para a temporada de vendas de final de ano
com essa mentalidade”, aconselha.
Além disso, essa época de 2022 será impactada e
ainda mais prolongada por um grande evento que movimenta o Brasil a de quatro
em quatro anos: a Copa do Mundo. “A janela de compras de fim de ano começa
agora antes da Black Friday, o que significa que os varejistas devem adotar uma
abordagem mais ágil e orientada por dados para atrair consumidores e obter
melhores resultados no último trimestre”, acrescenta Cardoso.
Metodologia
A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 22
de agosto e 02 de setembro, com 1000 pessoas das classes A, B e C, segundo
critério de classificação de classes utilizado pela ABEP – Associação
Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média
domiciliar de R$ 4500 por mês. O estudo foi feito com pessoas acima de 18 anos,
de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e
95% de margem de confiança.
www.criteo.com
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