Especialista no
desenvolvimento de tecnologias e estratégias para o segmento destaca
iniciativas para potencializar a experiência do usuário e alavancar vendas
entre a geração longevaFreepik
Maior expectativa de vida, mais tempo dentro das
empresas, maior poder de consumo. Esses são apenas alguns fatores que tornaram
os 40 os novos 20 e fizeram do público 50+, chamado de geração prateada, um dos
mais importantes para as empresas. Afinal, com carreiras estabelecidas e melhor
condição financeira, o público longevo tem se tornado um alvo em potencial, e
começa a chegar ao e-commerce.
Em 2021, segundo pesquisa da Neotrust, o consumo
dessa faixa etária nas lojas virtuais mais do que dobrou, representando um
faturamento de R$ 49,5 milhões de compras online e uma participação de mercado
de 18,57%.
Thais Silva, estrategista de Branding da Híbrido,
consultoria especializada em tecnologias, estratégias de mídia e experiência do
cliente no e-commerce, explica que alguns fatores podem potencializar as vendas
das lojas virtuais junto a este público. “Quando desenvolvemos um projeto de
estruturação ou potencialização do e-commerce olhamos para alguns fatores
cruciais para o sucesso do empreendimento. Desenvolver uma comunicação
eficiente entre redes sociais e a loja virtual e criar uma estrutura que seja
amigável ao cliente, que proporcione uma experiência de navegação intuitiva é
fundamental”, diz.
A Híbrido, que já realizou projetos para marcas
como Queensberry, Grande Adega, Concha y Toro, Midea, Via Inox e Havan, fomenta
a necessidade do e-commerce data driven para potencializar os resultados junto
à geração 50+. “É fundamental entender o comportamento do seu público-alvo e,
analisar os dados através de uma ferramenta de business intelligence, dará ao
e-commerce mais segurança para a tomada de decisão. Através de uma gestão
data-driven é possível, por exemplo, entender de que forma o consumidor se
comporta, quais campos dentro da loja virtual mais o atraem e de onde o acesso
originou, o que permite analisar se a estratégia de mídia tem sido assertiva”,
avalia a especialista.
Por que a geração prateada tem
potencial para crescimento do e-commerce?
Um estudo recente da Hype 50+ apontou que 52% das
pessoas com mais de 50 anos estão dispostas a pagar mais caro por causa da
qualidade do produto/serviço. Além disso, 64% são as únicas responsáveis pela
tomada de decisão na hora da compra. “Temos, portanto, um público com poder
aquisitivo e de decisão que impacta diretamente no resultado das empresas.
Olhar para essa geração e criar oportunidades que sejam voltadas à experiência
dela pode significar um alto crescimento para quem está disposto a tornar seu
e-commerce mais estratégico”, finaliza a executiva da Híbrido.
Híbrido
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