Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Saúde Ocular: mês de julho reforça a importância do diagnóstico precoce e prevenção de doenças oculares

6 em cada 10 (56%) pessoas no Brasil fazem exames oftalmológicos anuais, um pouco acima da média global (52%) 

 

Um exame ocular pode detectar mais de 270 condições médicas, desde diabetes até problemas cardiovasculares. No entanto, 6 entre cada 10 brasileiros relatam que fizeram um exame visual no último ano1. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o setor de oftalmologia registrou uma queda de 34% no número de consultas entre os anos de 2019 e 2020[1], dados que chamam atenção e ressaltam a importância da prevenção de eventuais doenças na região dos olhos. 

Uma recente pesquisa da Johnson & Johnson Vision destaca que 91% dos brasileiros consideram que o diagnóstico precoce de doenças oculares é uma parte importante da saúde geral, número muito superior à média global de 83%¹. Cerca de 7 em cada 10 pessoas estão preocupados com deficiências visuais, tornando-os um fardo para a família, enquanto, apenas metade (48%) acredita que pode evitar que sua visão se deteriore¹. 

Com a chegada do inverno, a atenção precisa ser redobrada, especialmente em cidades de clima seco e baixas temperaturas. Mais de 20% da população brasileira tende a apresentar algum tipo de alergia ocular nos meses mais frios do ano[2]. Problemas nos olhos vão além dos problemas de grau e, quando há um diagnóstico precoce, é possível identificar e tratar de forma adequada possíveis tumores e doenças sistêmicas, por exemplo. 

A catarata é um exemplo e pode ser citada como uma das doenças oculares mais comuns. Ela é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)[3]. No Brasil, estima-se que prevalência de catarata é de 17,6% nos menores de 65 anos; 47,1% no grupo entre 65-74 anos e 73,3% nos indivíduos acima de 75 anos[4]. Seu tratamento é reversível com cirurgia e acomete pessoas com mais de 55 anos[5]. 

“Doenças oculares como a síndrome do olho seco e conjuntivite alérgica são bastante comuns nesse período do ano onde os dias são mais frios. Sintomas como irritação ocular, sensibilidade à luz, embaçamento visual e desconforto ou sensação de areia nos olhos são alguns dos sintomas que podem ser tratados com a ajuda de um oftalmologista” destaca a Dra. Debora Sivuchin, gerente de educação profissional da Johnson & Johnson Vision. 

Qualquer sintoma ou alteração na visão que afete a qualidade de vida do paciente devem passar por uma análise de um oftalmologista de confiança. A automedicação não é indicada. Exames preventivos podem identificar a tempo possíveis doenças e corrigi-las a tempo. Procure um médico de sua confiança. 

Realizar uma visita anual ao médico oftalmologista é de extrema importância para a prevenção e monitoramento de doenças relacionadas a visão.

  

Johnson & Johnson Vision

 https://jnjvisionpro.com.br/

Johnson & Johnson Vision no LinkedIn

 


 [1] Conselho Federal de Medicina (CFM)

[2] Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

[3] RESNIKOFF S. et al. Global data on visual impairment in the year 2002; Bulleting of World Health Organization, n.82, p.844-851, 2004 (REF2022OTH4341)

[4] As Condições de Saúde Ocular no Brasil, 2015 – Conselho Brasaileiro de Oftalmologia (REF2022OTH4398)

[5] Conselho Federal de Oftalmologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados