Por muito tempo, empresas de comércio exterior não
investiram em marketing. Com o início da pandemia em 2020, essas organizações
precisaram melhorar ou criar seu posicionamento no ambiente digital. Isso
porque não era mais possível visitar clientes ou participar de eventos e feiras
presenciais. Tudo estava acontecendo no digital.
Ainda hoje, não são todas as empresas que têm um
posicionamento forte no ambiente digital, mas aquelas que começaram antes ou
durante a pandemia já colhem frutos, como reconhecimento de marca, autoridade, leads
e apoio ao setor operacional e comercial.
São diversas atividades que entram no escopo de uma
agência de marketing especializada em comércio exterior. Tudo começa no estudo
dos objetivos da empresa, avaliação do público-alvo, persona e início do
planejamento estratégico, para execução dos seguintes itens:
1- Desenvolvimento da marca
Ter uma marca forte consiste em possuir uma
identidade visual que transmita os valores da empresa. O logotipo e as fontes
devem revelar a comunicação que a empresa quer passar para seu público-alvo.
Porém, mais do que isso, é necessário que todas as comunicações estejam
alinhadas aos objetivos da empresa.
Desenvolver a marca requer planejamento, análises,
testes e execução.
2- Apoio para o setor comercial
Imagine a seguinte situação: seu time comercial
liga para um novo lead e a pessoa da do outro lado da linha nunca ouviu falar
sobre a sua empresa. Porém, o seu concorrente liga para o mesmo lead
e faz meses que esse prospect consome o conteúdo dela nas
redes sociais.
Quando existe o reconhecimento de marca, há maior
probabilidade de um relacionamento e possível venda.
O setor comercial deve guiar e mostrar seus
objetivos para o marketing que deve criar estratégias para alcançá-los. Para
isso, é necessário trabalho em equipe, planejamento e um pleno conhecimento da
empresa.
3- Gerenciamento de redes sociais
É pelas redes sociais que a empresa poderá criar seu posicionamento no ambiente digital. Para que o algoritmo de cada rede social funcione ao seu favor, é necessário entender as diferenças entre cada rede social, possuir constância e ter postagens mais qualitativas do que quantitativas.
Algo que muitas empresas do comex ignoram é que
quanto mais humanizado for o perfil, melhores serão os seus resultados.
4- Anúncios pagos
Chamamos de anúncios pagos aqueles que a empresa
investe determinado valor para que a página ou o conteúdo apareça exatamente
para o público que se deseja atingir. No LinkedIn, por exemplo, é possível
patrocinar um post para um profissional de determinado setor, função,
nível de experiência e região.
Então imagine que sua empresa quer atingir a
indústria farmacêutica: é possível realizar um patrocínio para que a
publicidade chegue até o exato tomador de decisão. Assim como tudo no
marketing, os anúncios pagos exigem testes e estratégias.
5- Apoio para o setor operacional
No comércio exterior há muitas adversidades, por
exemplo, o porto de Xangai fechou, a capatazia saiu do Valor Aduaneiro, um
navio colidiu e suas rotas foram afetadas. E seu cliente adoraria estar
informado por uma dessas notícias que podem afetar seus embarques.
A comunicação gera relacionamento e isso resulta fidelização.
É papel do marketing utilizar ferramentas para atualizar os clientes, que podem
ser: e-mails automatizados, postagens, relatórios e/ou
informativos periódicos.
6- Endomarketing
O comércio exterior é feito por pessoas e até nesse
sentido esse mercado é competitivo.
Cada vez mais bons profissionais são cobiçados por
concorrentes. O endomarketing é um ramo do marketing que visa reter e atrair
talentos com estratégias de comunicação, como: treinamentos, informativos,
aniversários, brindes, prêmios, etc.
7- Desenvolvimento de website
O website é o cartão de visitas on-line
da sua empresa! Ele sempre deve estar atualizado, bonito visualmente e
principalmente com um bom SEO (Search Engine Optimization) para ser
localizado de forma orgânica pelos buscadores, como o Google, por exemplo.
8- Régua de relacionamento
A régua de relacionamento é uma estratégia para
construir um relacionamento com um possível cliente e trazê-lo para a jornada
de compra. Esse método é um conjunto do comercial com o marketing e só funciona
com pleno entendimento do público.
9- Materiais ricos
Criar materiais ricos como e-books,
white
papers, relatórios, infográficos pode servir para diferentes
objetivos.
O objetivo mais comum é criar uma base de leads,
porém existem outros, como qualificar leads e economizar o tempo da equipe
(imagine que sua empresa não trabalha com novos importadores e todos os dias
alguém liga perguntando como começar; criar um e-book com os
primeiros passos pode economizar um tempo valioso da equipe e quando houver um
nível maior de maturidade essa empresa lembrará do e-book que a
ajudou no começo e voltará a procurar seu negócio).
10- Inteligência de marketing
Inteligência de mercado aplicada ao comércio
exterior é o estudo do posicionamento da empresa em relação aos principais stakeholders,
dessa forma, é possível encontrar oportunidades, ameaças e ainda amplificar
pontos fortes e criar um plano para os pontos fracos que a organização
apresenta.
11- Materiais institucionais
Se você acha que ninguém mais abre apresentação
institucional, é sinal de que está enviando de forma errada. Os materiais
institucionais da empresa devem acompanhar uma chamada no corpo de e-mail
atrativa e uma estratégia de envio, isso porque até o campo assunto influencia.
O material deve ser em alta resolução, “leve”, bem visual e que mostre os
diferenciais perante as demais apresentações que esse lead
recebeu. Você precisa se destacar!
Em uma feira, também é interessante ter um cartão
físico e virtual e demais materiais institucionais e brindes. A agência deve
criar esses materiais com excelência.
Para quem é o marketing especializado em comex?
Agentes de Carga e Comissárias de Despacho: O
comércio exterior é uma área de extrema competitividade entre os players,
principalmente com o atual cenário logístico e econômico. Dessa forma o
marketing auxilia empresas do comex a explorar seus diferenciais competitivos
para se aproximarem de seus objetivos.
Despachantes Aduaneiros, Consultores Autônomos e
profissionais do comércio exterior: O marketing pessoal é muito importante para
profissionais de comércio exterior se destacarem no mercado, seja para aumentar
o reconhecimento no mercado de trabalho ou transmitir maior autoridade na área.
Executivos de venda que trabalham com seu marketing pessoal também trazem
grandes resultados para as empresas em que atuam, afinal, pessoas confiam em
pessoas.
Atualmente, alguns profissionais do comex estão
disseminando seus conhecimentos e criando cursos on-line e para
isso é necessário um bom planejamento estratégico de lançamento digital.
Assessorias e Consultorias: empresas que queiram
melhorar seu posicionamento e mostrar autoridade nas redes sociais devem ter um
marketing forte no ambiente digital para atrair o público-alvo.
Transportadoras: Mesmo com a marca estampada no
caminhão levando o reconhecimento para todo o Brasil, transportadoras também
devem ter posicionamento no ambiente digital.
Exportadores: O marketing internacional é realizado
para exportadores que desejam levar suas marcas do Brasil para o mundo. Esse
trabalho é desenvolvido com estudo e análise do mercado consumidor onde a
empresa quer explorar.
Importadores: Importadores que realizam private label também precisam de um marketing estruturado para o branding e desenvolvimento de novas vendas.
Kauana Pacheco - diretora da assessoria de
marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e
profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande
diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que
compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em
Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.
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