Pesquisar no Blog

sábado, 30 de julho de 2022

Acabe com a dor de estômago, antes que ela acabe com você. Como a Reflexologia pode ajudar?

Acabe com a dor de estômago, antes que ela acabe com você. Como a Reflexologia pode ajudar?

 

O que provoca a dor de estômago segundo a medicina são fatores como, bactérias e o irritação da mucosa gástrica. 

Porém há um fator emocional que contribui muito para isso. Porém como podemos ter certeza de que o problema é de origem emocional? A partir do momento em que a dor vai e vem sem causa aparente ou quando ficamos nervosos ela piora. Mas qual é a causa emocional disso? 

A causa emocional disso não se dá apenas por bactérias ou por uma deficiência da nossa mucosa gástrica. Isso acontece devido a uma deficiência no sistema imunológico provocada por uma reação a um estímulo específico, principalmente quando nós queremos dar uma resposta a um desaforo ou desrespeito e não damos, aí acabamos sendo obrigados a aceitar tudo aquilo que está sendo imposto sem que possamos expor as nossas opiniões, em outras palavras quando engolimos sapos. 

Essa atitude de engolir sapos metaforicamente falando, se dá devido ao processo de que nós não aceitamos aquilo e nos obrigam a aceitar ou seja, jogam na nossa boca e nos obrigam a engolir aquilo que desce de uma maneira muito rude e agressiva. Essa agressividade faz com que esse “sapo” machuque o nosso estômago levando assim ao aumento das bactérias que provocam e pequenas lesões causadoras das dores de estômago. Se esse problema não for corrigido e for acrescido de outros eventos repetitivos, esse problema estômago vai piorar e poderá chegar uma úlcera que já é um caso grave de problema estomacal. 

O que você pode fazer para impedir e reparar esse processo de engolir sapo? Comumente para o tratamento são usados antiácidos que irão diminuir a função do ácido no estômago, porém os ácidos são muito importantes e necessários para a nossa digestão, principalmente das proteínas. Logo, uma vez que esses ácidos aumentam ou diminuem a sua quantidade normal, vão produzir dores e mal estares no estômago. 

É por isso que os antiácidos dão um certo alívio imediato. Porém o problema continua pois é só um paliativo. Uma maneira eficaz de lidar com esse problema é Reflexologia Emocional método IOR, pois essa ferramenta trabalha esta questão emocional e ajuda a não engolir mais sapos. 

A Reflexologia Emocional método IOR, compreende o estudo dos eventos recentes e como as atitudes que tomamos refletem sentimentos e traumas que tivemos no passado. Por isso a mera lembrança daquele evento já produz hoje as reações que muitas vezes acabamos nos arrependendo. 

Essas reações ou atitudes geradas por emoções causarão diversos distúrbios segundo o órgão definido pela emoção. No caso do estômago a atitude é “engolir sapo” Porque, quando a pessoa tem que ser confrontada com uma imposição ou ordem que não concorda acaba engolindo suas emoções, a raiva, as vezes humilhação e desrespeito. Trazendo assim consequências, aqui no caso, causando problemas como dores e mal estares estomacais. 

Mas como parar de engolir sapos? Uma maneira muito usada para evitar esta atitude é jogar o sapo de volta para a pessoa. Porém se usarmos uma metáfora para entender esse processo podemos dizer que essa não é a melhorar maneira de agir. Por exemplo: eu pego um sapo descontaminado e esterilizado e jogo na sua boca, se você devolver esse sapo de volta na minha boca ele não vai vir mais estilizado e descontaminado, ele já virá com suas bactérias da sua boca e ao chegar na minha boca e eu devolver para você ele vai mais contaminado com as bactérias da minha e quanto mais vai mais vem mais contaminado, até que chega um ponto que o prejuízo vai ser muito grande. Em outras palavras agora quando eu agrido você de certa maneira e você não aceita isso, sua atitude é de responder a mim a maneira como eu disse só que usando palavras mais agressivas, isso como uma defesa e eu ao receber essas palavras vou ser mais agressivo em relação às minhas defesas e com isso agressão, agressão, agressão, chegará uma hora que uma das pessoas dirá “me desculpe não era isso que eu queria dizer”, porém aí já é tarde demais. Essa atitude de jogar o sapo para fora e devolver para a pessoa não se provou nada eficaz. 

Por outro lado, se você engolir o sapo terá os mesmos problemas mencionados acima como problemas estomacais. 

Então qual deve ser o procedimento correto em relação aos sapos? A resposta como tudo na vida, tudo é simples ou muito simples. Basta você se comportar como se estivesse num jantar muito e muito eletrizado ou sofisticado e de repente ao servir mexilhões, você prova, ele não está cozido adequadamente e transforma-se numa grande borracha na tua boca sendo impossível de engolir. O que você faz? Com muita educação e discrição se retira da mesa e vai até um lugar isolado e cospe fora. Ou permanece no local e com muita discrição você usa um guardanapo cospe o sapo no guardanapo e continua num local onde você está. Como esta ilustração pode ser aplicada na prática. quando você passar por esta situação você sem engolir e nem devolver o sapo (desaforo) pra pessoa.

 

Você deve agir das 2 maneiras: 

- Primeira, você permanece no local, cospe o sapo fora com discrição dizendo “eu não vou me afetar por isso eu não vou ficar doente por causa disso e isso não vai me fazer mal porque eu não vou ligar para isso que está sendo dito”. 

- Segunda, você não conseguindo se controlar, se retira do local e repete as mesmas palavras em relação ao que foi dito e a maneira que foi dito “eu não vou me afetar por isso eu não vou ficar doente por causa disso e isso não vai me fazer mal porque eu não vou ligar para isso que está sendo dito”.

Assim eliminando a causa do problema de estômago a dor por si só tende a diminuir e até desaparecer porque uma vez que o corpo deixa de receber os estímulos que estavam causando o problema, ele mesmo se corrige através da sua auto manutenção. 

Se você tem esse problema faça este teste e veja como que é simples, quando cuidamos corretamente das nossas emoções. Com isso melhoramos muito a nossa a nossa saúde física. 

 

Osni Lourenço - reflexoterapeuta há 30 anos, cientista em reflexologia e fundador do IOR Instituto Osni Lourenço de Reflexologia e Pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados