Nos próximos meses, os pequenos negócios têm grandes oportunidades de ampliar seus ganhos com o uso das plataformas on-line e das redes sociais
O segundo semestre do ano traz consigo grandes
oportunidades de negócios, especialmente para os setores de comércio e serviço.
Pelo menos quatro das principais datas promocionais acontecem ao longo dos
próximos meses: Dia dos Pais (14 de agosto), Dia das Crianças (12 de outubro),
Black Friday (24 de novembro) e o Natal (25 de dezembro). Nesse contexto, é
fundamental que os donos de micro e pequenos empresas estejam preparados para
potencializar suas vendas usando todos os recursos possíveis, principalmente os
digitais.
O gerente de Atendimento ao Cliente do Sebrae, Enio
Pinto, comenta que é importante que os empreendedores estejam atentos à
necessidade de diversificar seus canais de venda e de ampliar sua presença
digital. “Desde o início da pandemia, a maioria dos empresários buscaram se
lapidar, aperfeiçoar e profissionalizar. Com isso, cresceu significativamente o
número de empresas que estão presentes no ambiente digital, fazendo negócio no
ambiente on-line. Mas ainda dá tempo para aqueles que desejam rever seu modelo
de negócios, incorporar mudanças e passar a utilizar as redes sociais ou vender
em marketplaces”, avalia. “É a hora de organizar e explorar seu banco de
clientes, preparar os estoques e pensar em novas estratégias”, acrescenta o
gerente do Sebrae.
Confira 10 dicas preparadas pelo Sebrae para vender
mais no ambiente digital:
- Prepare-se
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o
que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem
são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia
de marketing. Elabore um Plano de Negócios e tenha em mente também se pretende
concorrer em nichos ou no mercado de massa, em que a competição será
basicamente por preço.
- Tenha
um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve
funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação
facilitada, para que não desista e procure uma concorrente. Os problemas mais
comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco
contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, problemas em
encontrar o que procura.
- Seja
verdadeiro
Não prometa o que não puder cumprir. Exponha com
clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará
confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos
legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para
funcionamento de lojas virtuais.
- Dedique-se
à logística
Não existe contato físico na compra pela web, e
isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo
de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria
precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
- Ofereça
multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais,
criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao
cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito
importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador
pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da
compra.
- Monte
uma equipe preparada e bem treinada
Todos os profissionais das áreas de conteúdo,
design, tecnologia da informação e marketing devem conversar, interagir,
integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
- Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com
pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de
cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet:
por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como
Google e Bing), mídias sociais e outros.
- Invista
em SEO (Search Engine Optimization)
O trabalho de Otimização para Mecanismos de Buscas
(ou SEO) é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje,
os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que
navegam na web. Portanto, ter um site bem-posicionado nesses buscadores é
fundamental para ser visto.
- Participe
de um marketplace
Ter uma loja on-line não garante o tráfego de
pessoas para o seu site, por isso ter estratégias de anúncios, SEO e redes
sociais são importantes. Participar de marketplaces como Amazon, Mercado Livre,
Magazine Luiza e Americanas.com pode fazer seu negócio ficar exposto a grandes
volumes de tráfego, mas a vantagem é que você só é cobrado quando realiza a
venda.
- Invista
na gestão do negócio
O
back office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física
completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental
gerenciá-la para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de
acordo com as especificações e o prazo combinado.
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