Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Adapte a casa para ter seu ambiente de academia e manter a saúde física e mental em dia durante a quarentena


As arquitetas Patricia Penna e Cristiane Schiavoni reúnem dicas para escolher o espaço ideal e montar esse cantinho especial destinado às práticas preferidas pelos moradores


Em época de quarentena, as soluções para aproveitar o maior tempo dentro de casa devem ser mais criativas. Tudo ganhou um cantinho especial nos lares: trabalhar, estudar, promover ‘reuniões virtuais’ com amigos e familiares e, até mesmo, praticar exercícios! Afinal, é necessário continuar cuidando da saúde, tanto física quanto mental, principalmente nesse momento de isolamento social.
Unindo o útil ao agradável, é possível montar espaços confortáveis para se exercitar em casa, independente da modalidade preferida, e sem a necessidade de grandes investimentos. Basta alguns metros quadrados, um colchonete, um suporte para colocar o celular ou uma caixa de som, e aproveitar! Se a residência contar com uma varanda, melhor ainda! A vista para a cidade e a ventilação natural proporcionam um estímulo a mais para as práticas.

Para ajudar nessa tarefa, as arquitetas Patricia Penna, a frente do escritório Patricia Penna Arquitetura e Design, e Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Decoração reuniram exemplos em seus projetos que demonstram como adaptar os cômodos.  


1) Academia com vista:

 Varanda recebe equipamentos de academia no projeto de Patricia Penna | Foto: Divulgação


Qual é a melhor maneira de espantar a preguiça de fazer exercícios durante a quarentena? Escolher um lugar agradável é um ótimo começo! Nesse projeto, a arquiteta Patricia Penna reservou um espaço na varanda do apartamento para que os moradores colocassem seus aparelhos de academia. “A vista para o skyline da cidade e a ventilação natural da varanda criaram um ambiente estimulante e fresco”, conta a profissional.
O colchonete e as almofadas, destinados exclusivamente para este uso, são responsáveis pelo conforto. Para incrementar os exercícios de musculação, os praticantes compraram caneleiras e halteres. Ao final das atividades, a recomendação é higienizar os equipamentos e manter um kit de limpeza com álcool em gel e toalhas por perto.



As plantas em vasos completam o projeto de Patricia Penna | Foto: Divulgação


2) Versatilidade na decoração:

Musculação não é a única atividade que pode ser feita nesse período. A ioga, prática de relaxamento, concentração e fortalecimento físico, também tem seu espaço reservado nas decorações. Nesse apartamento paulistano de 142 m², projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni, a varanda foi mais uma vez eleita para essa finalidade.

 A varanda de Cristiane Schiavoni virou um cantinho versátil | Foto: Carlos Piratininga


O pedido do casal de moradores, que esperava um bebê na época, era um local versátil que servisse tanto como área de brincadeira para a criança quanto de exercícios para a mãe. Para isso, Cristiane optou por colocar um banco-baú em um dos cantos do ambiente de 2 m², a fim de guardar os objetos de ioga e os brinquedos do filho. “Além disso, cobri o piso com um deck de madeira sob medida para trazer um conforto térmico, onde os moradores possam vivenciar momentos de qualidade”, conta a profissional.


  A arquiteta Cristiane Schiavoni cobriu uma parte do piso da varanda com um deck de madeira | Foto: Carlos Piratininga


A vista para uma região arborizada da cidade e a ventilação natural trouxeram o clima agradável para as atividades diárias. As almofadas e o tapete, reservados para a prática, ajudaram a compor uma decoração colorida e harmônica. “Plantas, nichos, difusores de ambiente, objetos, podem ser usados para complementar a decoração”, finaliza a arquiteta Cristiane Schiavoni.







Patrícia Penna - No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decorações no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais. Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

 Patrícia Penna Arquitetura & Design
Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos
(12) 3209-9785
www.patriciapenna.arq.br
@patricia_penna_arquitetura





Cristiane Schiavoni - Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores. Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.
Tel. (11) 3649 4900
@cristianeschiavoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados